Agora

Viaduto na capital vira centro cultural e esportivo

-

Projeto quer revitaliza­r área tomada por lixo e moradia irregular

Sob o caos do trânsito paulistano, repousa um novo centro esportivo. Em uma área de 4.700 m² estão um ringue com arquibanca­da para 420 espectador­es e tatames onde são ensinadas as práticas de esportes como muay thai, jiu-jítsu, taekwondo e boxe.

As aulas gratuitas, oferecidas desde outubro de 2019, já atraíram cerca de 200 adolescent­es de baixa renda, como o estudante Marcelo Saraiva, 15. “Antes de vir treinar aqui, eu fazia muita besteira. Estou ganhando disciplina e responsabi­lidade”, afirma.

No mesmo espaço, um pomar formado por goiabeiras, jabuticabe­iras e mangueiras se espalha pelo terreno, que tem ainda uma horta orgânica e algumas árvores de pau-brasil.

Toda essa estrutura é apenas uma parte do Complexo#9, nome do projeto criado numa área antes degradada embaixo do viaduto Júlio de Mesquita Filho, na Bela Vista (centro de SP), entre a rua Santo Antônio e a avenida Nove de Julho.

O projeto é uma das vitrines da administra­ção do prefeito Bruno Covas (PSDB), que busca ceder à iniciativa privada lugares ociosos debaixo de viadutos e de pontes da cidade para múltiplos usos.

O centro esportivo do viaduto Júlio de Mesquita é administra­do pelo tetracampe­ão de muay thai Moisés Batista Souza, 45, mais conhecido como Gibi, e pelo empresário Klaus Ebone, 53, sócio da boate The Week.

A dupla concorreu com outros projetos e ganhou o direito de administra­r o espaço sob o viaduto. (Folha)

 ?? Adriano Vizoni\folhapress ?? Espaço embaixo do Viaduto Júlio Mesquita Filho, no centro da capital, tem aulas gratuitas de muay thai, jiu-jítsu, taekwondo e boxe
Adriano Vizoni\folhapress Espaço embaixo do Viaduto Júlio Mesquita Filho, no centro da capital, tem aulas gratuitas de muay thai, jiu-jítsu, taekwondo e boxe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil