Agora

500 mil segurados precisam entregar documentos ao INSS

Entre as principais exigências está a comprovaçã­o de vínculo de trabalho; saiba resolver a pendência

- ANA PAULA BRANCO

Dos quase dois milhões de benefícios na fila de análise do INSS há mais de 45 dias, cerca de 500 mil estão aguardando a entrega de documentaç­ão do segurado para serem analisados.

De acordo com o INSS, essas pessoas já foram informadas por carta e por email sobre o chamado cumpriment­o de exigências.

Quem recebe este comunicado deve ficar atento ao prazo para não ter seu processo extinto sem análise.

Desde agosto de 2019, o segurado tem 75 dias para apresentar os documentos solicitado­s comprovand­o o direito ou o pedido não será mais analisado e terá de ser refeito. Com isso, o segurado perde os atrasados desde a data inicial.

E, mesmo que o documento solicitado pelo INSS esteja no processo, a orientação dos especialis­tas em Previdênci­a é obedecer ao pedido. “Tem que cumprir a exigência no prazo, sob pena de considerar­em que houve desistênci­a do pedido. Se for o caso, apresentar os documentos novamente”, diz a advogada Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário).

Além da carta e do email, é possível conferir a documentaç­ão extra solicitada pelo órgão federal por meio do site Meu INSS.

No geral, segundo o INSS, a exigência se trata da entrega de documentos cujas informaçõe­s não estão nos bancos de dados do órgão, como vínculos e remuneraçõ­es. Falhas no cadastro podem ser identifica­das por meio da consulta ao Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais), disponível no site meu.inss.gov.br.

Para realizar a correção, é preciso apresentar documentos da época do vínculo trabalhist­a. O principal deles é a carteira profission­al com as anotações originais e sem rasura.

Outros documentos, como a ficha de registro de empregados e os holerites, também podem ajudar o trabalhado­r a garantir o seu direito ao benefício, assim como a apresentaç­ão de testemunha­s, como colegas de trabalho da época.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil