Agora

Putin mostra plano para ficar no poder na Rússia

Primeiro-ministro renuncia após presidente pedir nova configuraç­ão política

- IGOR GIELOW

Após quase dois anos de suspense, Vladimir Putin iniciou nesta quarta (15) o plano para organizar sua sucessão como presidente da Rússia —e manter, ao que tudo indica, o poder após deixar o cargo em 2024.

Em seu discurso anual sobre o estado da União, Putin, 67 anos, defendeu um referendo para mudar a Constituiç­ão russa. O presidente ficaria proibido de servir mais de dois termos, o primeiro-ministro receberia muito mais poder e seria reforçado o hoje inócuo Conselho de Estado.

O pacote permitiria a Putin seguir no poder, como se especula . Numa hipótese, como “superpremi­ê”. Noutra, mantendo a presidênci­a de uma versão empoderada do Conselho.

Poucas horas após a fala, o premiê russo, Dmitri Medvedev, 54, pediu demissão, em conjunto com o resto do gabinete. Altamente desgastado por denúncias de corrupção e disputas internas no Kremlin, ele tinha sua saída esperada desde que Putin reelegeu-se em 2018.

Para o cargo, Putin escolheu um desconheci­do do grande público: Mikhail Michustin, 53, o chefe do Serviço Federal de Impostos (a Receita russa). O movimento pegou observador­es de surpresa, já que nomes como o do prefeito de Moscou, Serguei Sobianin, eram mais cotados.

Das duas, uma: ou Putin está apostando num ás em sua manga para formar como sucessor nominal, como ocorreu em sua própria carreira quando Boris Ieltsin o apontou premiê em 1999, ou está apenas indicando um tampão para o cargo.

Com mais quatro anos de mandato, o segundo cenário parece mais provável. E, em qualquer hipótese, ele mantém o controle sobre o premiê, algo que não aconteceri­a com um nome da densidade política de um Igor Setchin (presidente da Rosneft, a Petrobras russa) ou Serguei Choigu (ministro da Defesa).

“Nós precisamos de um referendo sobre todo o pacote de emendas à Constituiç­ão. Nós temos que confiar à Duma (Casa baixa do Parlamento) não só a aprovação, mas a escolha das candidatur­as do primeiromi­nistro [para vice-premiês e ministros]”, disse o presidente ante uma plateia que reúne governo e parlamenta­res todo ano.

Vladimir Vladimirov­itch Putin é o homem forte da Rússia desde agosto de 1999, quando esse ex-espião da KGB assumiu o cargo de primeiro-ministro. Ocupou interiname­nte a Presidênci­a na virada do ano 2000, com a renúncia de Ieltsin, e foi eleito em março daquele ano.

Reelegeu-se em 2004 e, em 2008, foi primeiro-ministro do sucessor Medvedev e voltou a se eleger em 2012, colocando Medvedev de volta na cadeira de prirmeiro ministro. (Folha)

 ?? Alexey Nikolsky/sputnik/afp ?? Putin fala com o então ex-primeiro-ministro Dmitri Medvedev na reunião em que foi apresentad­o o novo governo russo; premiê renunciou
Alexey Nikolsky/sputnik/afp Putin fala com o então ex-primeiro-ministro Dmitri Medvedev na reunião em que foi apresentad­o o novo governo russo; premiê renunciou
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil