Agora

Cafu: ‘Vai ser dif ícil formar bons laterais’

-

Na próxima Copa do Mundo, em 2022, no Qatar, o atual lateral direito titular da seleção brasileira estará com 39 anos. Mesmo com Daniel Alves já veterano, tem sido difícil para Tite renovar a posição e encontrar um substituto à altura do atleta do São Paulo.

Para Cafu, 49 anos, dono da posição por muito tempo, esse é o principal reflexo da dificuldad­e que o país tem de formar novos laterais direitos.

Último brasileiro a levantar a taça de campeão mundial com a seleção e titular do Brasil nos Mundiais de 1998 e 2002, o ex-jogador aponta dois fatores que contribuem para essa situação: novas rotinas de treinos e falta de comprometi­mento dos próprios atletas.

“Eu fui formado cruzando mais de 150 bolas depois dos treinos. Hoje, os preparador­es físicos não deixam mais os atletas fazerem esses trabalhos extras”, disse Cafu. “Lateral com a qualidade de Daniel Alves, Cafu, Carlos Alberto Torres vai ser um pouco difícil formar novamente”, concluiu.

O ex-atleta, no entanto, não atribui a dificuldad­e apenas aos preparador­es físicos. Para ele, falta atitude dos próprios jogadores. “Na nossa época, tínhamos um comprometi­mento maior com a camisa que vestíamos”, afirmou.

Cafu acredita que os salários milionário­s que os principais jogadores do país recebem atualmente estão moldando uma geração mais acomodada.

“Não sou contra jogador ganhar altos salários. O que eu sou contra é o jogador não ter comprometi­mento baseado naquilo que eles ganham”, disse.

Cafu deixou os gramados em 2008. O último clube dele foi o Milan, da Itália, pelo qual conquistou 6 dos 25 títulos de expressão de sua carreira. Pelo São Paulo, ergueu dez troféus, incluindo o bicampeona­to da Libertador­es e do Mundial de Clubes (1992 e 1993).

A carreira vitoriosa e o reconhecim­ento internacio­nal, no entanto, não evitaram que o ex-jogador enfrentass­e dificuldad­es. Em julho de 2019, ele perdeu, na Justiça, cinco imóveis em pagamentos para cobrir empréstimo­s milionário­s.

Em dezembro, a Fundação Cafu anunciou o encerramen­to de suas atividades.

Na entrevista, Cafu pediu que fossem feitas só perguntas sobre futebol e sua carreira. (Luciano Trindade)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil