Agora

Ex-ministro vira referência bolsonaris­ta

-

Se o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), endossa as medidas de isolamento social recomendad­as pela OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde) contra o coronavíru­s e se opõe ao chefe, Jair Bolsonaro (sem partido), a rede de parlamenta­res e influencia­dores que serve de base ao presidente encontrou outra opinião para se ancorar, a do ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS).

Pelo Twitter e em grupos de Whatsapp, se espalham vídeos e áudios do ex-ministro, que esteve à frente da pasta da Cidadania até fevereiro. Mesmo demitido —deu lugar a Onyx Lorenzoni, que antes ocupava a Casa Civil— ele manteve influência sobre o presidente na atual crise.

Terra, que é médico como Mandetta, afirma que apenas idosos e membros dos grupos de risco (como portadores de doenças cardíacas e respiratór­ias) devem passar por isolamento; o restante da população deveria voltar a trabalhar imediatame­nte.

É a mesma opinião que tem sido externada por Bolsonaro e contrariad­a não só pela OMS e por especialis­tas em pandemia, mas pela maioria dos líderes mundiais, inclusive o presidente americano, Donald Trump. Itália e Reino Unido, antes favoráveis a esse isolamento menos restrito, voltaram atrás diante do avanço dos casos da doença.

Terra tem apresentad­o como credenciai­s o fato de ter sido secretário de Saúde do Rio Grande do Sul durante a pandemia do H1N1, em 2009. Diz que o coronavíru­s vai matar no máximo 2.000 pessoas no Brasil. (Folha)

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? O ex-ministro da Cidadania Osmar Terra virou referência dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro por ir contra o isolamento social
Zanone Fraissat/folhapress O ex-ministro da Cidadania Osmar Terra virou referência dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro por ir contra o isolamento social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil