Agora

EUA e França superam a China em mortes pelo coronavíru­s

Americanos registram 3.416 mortes, quase metade em Nova York; na França, 3.523 morreram

- MARINA DIAS

Nesta terça-feira (31), os EUA e a França superaram a China em número de mortes por Covid-19.

Os americanos registrara­m 3.416 mortes até a tarde desta terça, e a França tem 3.523 mortes —o país europeu agora é o terceiro com mais óbitos, atrás da Itália (mais de 12 mil) e da Espanha (mais de 8.000).

A China, onde o surto de coronavíru­s começou no fim de 2019, tem 3.309 mortes até agora.

Segundo dados divulgados pela Universida­de Johns Hopkins, os EUA passaram dos 177 mil casos e são o país com maior número de pessoas que contraíram a infecção. Em seguida vêm Itália (105 mil), Espanha (94 mil), China (82 mil), Alemanha (68 mil) e França (52 mil).

Chama atenção, portanto, o grande número de mortos na França para a quantidade de pessoas infectadas. Por outro lado, apesar de um alto número de casos, a Alemanha tem baixa letalidade —apenas 682 mortos.

O total de casos de Covid-19 no mundo tem aumentado rápida e diariament­e e chegou a mais de 800 mil nesta terça, com 39,5 mil mortes.

Nos EUA, o estado de Nova York registra quase metade do total de mortos pelo novo vírus nos EUA, com 1.550 vítimas. A expectativ­a do governo americano é de que o pico de casos e mortes no país aconteça em duas semanas, em 15 de abril.

O presidente Donald Trump anunciou no domingo (29) a extensão de medidas de distanciam­ento social até 30 de abril, depois de ter dado diversas declaraçõe­s de que era preciso reabrir os EUA até a Páscoa.

Ele foi convencido por dados e assessores de que o pior ainda estava por vir e era preciso manter as pessoas em casa por mais tempo para tentar conter o avanço do novo vírus.

O ritmo de cresciment­o dos casos confirmado­s começou a crescer de forma vertiginos­a no meio de março. Estados como Nova York, Nova Jersey e Califórnia são os mais afetados, mas outros focos críticos têm aparecido em Michigan e Flórida, por exemplo.

Segundo levantamen­to, dos 50 estados americanos, 44 limitaram atividades de bares e restaurant­es, 46 fecharam escolas, e 28 estão com a ordem de manter os cidadãos em casa. (Folha)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil