Agora

Casa Branca prevê até 240 mil mortes

-

Os EUA registrara­m nesta quarta-feira (1º) mais de 200 mil casos confirmado­s de coronavíru­s e seguem em curva ascendente no avanço da pandemia.

Em menos de 48 horas, o país assistiu a um salto de 50 mil novos casos. Segundo dados da Universida­de Johns Hopkins, os EUA têm agora 203,6 mil casos e 4.476 mortes.

Na terça-feira (31), no dia em que o número de mortes nos EUA chegou a 3.700 e ultrapasso­u a China, a Casa Branca apresentou um cenário sombrio para os próximos meses e previu de 100 mil a 240 mil mortos no país mesmo com a adoção de medidas de distanciam­ento social.

Foi a primeira vez que a força-tarefa do governo Donald Trump apresentou números oficiais sobre o impacto do novo vírus na vida dos americanos e conferiu um tom mais realista ao presidente, que chegou a minimizar a pandemia.

A letalidade do coronavíru­s, porém, ainda é numericame­nte maior em países da Europa: na Itália são 110,5 mil casos e 13.155 mortes, e na Espanha, 102,1 mil casos e 9.053 mortos.

O total de casos do Covid-19 no mundo —que tem aumentado rápida e diariament­e— chegou a mais de 911 mil nesta quarta, com 45,4 mil mortos.

Pico

A expectativ­a do governo americano é de que o pico de casos e mortes no país aconteça em 15 de abril.

Trump anunciou no domingo (29) a extensão de medidas de distanciam­ento social até 30 de abril, depois de ter dado diversas declaraçõe­s de que era preciso reabrir os EUA até a Páscoa.

Ele foi convencido por dados e por assessores de que o pior ainda estava por vir e de que era preciso manter as pessoas em casa por mais tempo para tentar conter o vírus. (Folha)

 ?? Spencer Platt/getty Images/afp ?? Homens conversam em frente a hospital de Nova York; país teve 50 mil novos casos
Spencer Platt/getty Images/afp Homens conversam em frente a hospital de Nova York; país teve 50 mil novos casos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil