Agora

Clubes de São Paulo articulam a volta aos gramados só em 2021

Indefiniçã­o e dívidas fazem as equipes menores optarem pelo fim do Campeonato Estadual

- ALEX SABINO

Sem data definida para a volta do futebol, dirigentes de clubes das quatro divisões profission­ais do futebol paulista começam a se questionar quando será possível retomar os estaduais e se vale a pena.

Os torneios das Séries A1, A2 e A3 foram paralisado­s durante a primeira fase por causa da pandemia de coronavíru­s. A Segunda Divisão (como é chamada a série depois da A3) começaria em 18 de abril.

A reportagem teve acesso a conversas de Whatsapp de cartolas. Eles pedem que a FPF (Federação Paulista de Futebol) defina uma data limite em que seja possível reiniciar os torneios. A partir dali, se tornaria inviável completar as competiçõe­s.

Presidente­s de dois clubes da Série A2 e outros dois da A3 disseram à reportagem que se trata de uma corrida contra o tempo e que se os campeonato­s não forem retomados até a metade de maio, o melhor pode ser cancelá-los e começar tudo de novo em 2021.

“Tem time que acredita que não vai ter como terminar o campeonato. Eu não dispensei nenhum jogador, mas não sei como vai ser. Nossa entrada de recursos no momento é zero. Tratase de uma situação dramática. Como vou pagar elenco e funcionári­os sem dinheiro?”, afirma Rogério Levada, presidente do Paulista de Jundiaí, atualmente na A3.

“Eu não vejo mais com bons olhos que o futebol volte neste ano. Mesmo que seja para o segundo semestre, para quem conta com patrocinad­ores, muda tudo. A empresa vai priorizar a sobrevivên­cia dela, não dar dinheiro para o clube de futebol. E ela está certa. Se for para normalizar, digamos, no final de maio, melhor cancelar tudo porque vai ser um fiasco. Ninguém vai pagar ninguém”, concorda Roberto da Penha

Ramos, gestor do futebol de São José, da Segunda Divisão.

A ideia do presidente Reinaldo Carneiro Bastos é que as competiçõe­s voltassem até o final de abril, quando termina as férias coletivas dadas pelos clubes aos seus atletas. Mas os cartolas ouvidos pela reportagem veem com ceticismo um retorno tão rápido. Mesmos os que estão na Série A1.

A Folha apurou que os dirigentes da Federação Paulista se consideram de mãos atadas. Carneiro Bastos e Mauro Silva, um dos vicepresid­entes, têm conversado com cartolas dos clubes sobre o assunto. A mensagem é que enquanto as restrições impostas pelo governo estadual não forem revogadas e a pandemia, controlada, é impossível ter uma data para a volta.

Não há discussão, por enquanto, sobre revogar os torneios. A proposta da FPF é, quando a pandemia tiver sido debelada, reunir os presidente­s de todas as agremiaçõe­s e chegar a um acordo sobre qual a melhor fórmula para os campeonato­s chegarem ao fim. (Folha)

 ?? Daniel Augusto Jr. - 26.fev.20/ag. Corinthian­s ?? O atacante corintiano Vagner Love tenta jogada de efeito contra o zagueiro Luizão, do Santo André, em partida válida pelo Campeonato Paulista; clubes já pensam na volta do futebol só em 2021
Daniel Augusto Jr. - 26.fev.20/ag. Corinthian­s O atacante corintiano Vagner Love tenta jogada de efeito contra o zagueiro Luizão, do Santo André, em partida válida pelo Campeonato Paulista; clubes já pensam na volta do futebol só em 2021

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil