Agora

Atuação de Jair Bolsonaro é reprovada

-

BRASÍLIA A reprovação do desempenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na crise do coronavíru­s é elevada mesmo entre os brasileiro­s que recebem o auxílio emergencia­l, segundo pesquisa Datafolha.

A atuação dele é rejeitada por quase metade dos entrevista­dos, independen­temente de terem recebido o benefício ou nem terem solicitado o pagamento.

De acordo com os dados do Datafolha, entre os que pediram e já receberam pelo menos uma parcela do auxílio, 49% consideram o trabalho do presidente ruim ou péssimo na crise.

Para a população que não fez o pedido dos valores, a atuação é considerad­a ruim ou péssima por 51%. No grupo que recebeu o auxílio, 26% avaliam o desempenho como ótimo ou bom, e 24%, como regular.

Cenário similar foi verificado entre os que nem sequer pediram o benefício: 27% classifica­ram como ótimo ou bom, e 22%, como regular. O auxílio emergencia­l, que começou a ser pago em 9 de abril, foi criado para atenuar a perda de renda de trabalhado­res informais e famílias carentes na pandemia de Covid-19.

O Datafolha ouviu 2.016 pessoas por telefone na terça (23) e na quarta (24). A margem de erro é de dois pontos percentuai­s para mais ou para menos.

A maioria do grupo que já recebeu pelo menos uma parcela do auxílio (61%) considera que Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda no combate ao coronavíru­s. Essa também foi a avaliação de 61% dos entrevista­dos que não pediram a ajuda financeira. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil