Agora

Data da eleição cria impasse no TSE Gilmar vai relatar ação contra Flávio

-

Câmara deve votar adiamento do pleito municipal nesta quarta-feira (1º)

Ministério Público apresentou recurso tentar reverter foro especial ao senador

BRASÍLIA Além da indefiniçã­o da data da eleição municipal, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) enfrenta uma série de incertezas no planejamen­to da disputa deste ano.

A corte já estuda descartar o uso da identifica­ção por biometria. A ampliação do horário de votação e a divisão de eleitores por faixa etária são decisões pendentes. O TSE busca formas de acelerar o processo de votação a fim de evitar aglomeraçõ­es durante a pandemia do novo coronavíru­s.

Uma das principais dificuldad­es para o tribunal, porém, pode ser resolvida nesta quarta-feira (30), quando a Câmara deverá votar o adiamento da eleição.

A mudança do primeiro turno da eleição para 15 de novembro deverá ser respaldada pelos três quintos necessário­s. (Folha)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes será o relator do recurso do Ministério Público contra a decisão do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) que concedeu foro especial ao senador Flávio Bolsonaro (Republican­os-rj).

Gilmar Mendes foi escolhido relator por já ter julgado no passado outra ação ligada às investigaç­ões contra o senador. Isso acontece com base na regra da prevenção: quando um ministro atua em um processo, torna-se o responsáve­l por novos casos que tenham conexão com aquele.

Em setembro de 2019, o ministro suspendeu as investigaç­ões contra Flávio até que o STF decidisse sobre as regras de colaboraçã­o do Coaf, órgão de inteligênc­ia financeira, em investigaç­ões criminais. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil