Agora

Hamilton luta contra o racismo e busca recordes na Fórmula 1

Único negro no grid, piloto da Mercedes pode igualar as sete conquistas de Michael Schumacher

- LUCIANO TRINDADE

Era para ser “apenas” a temporada em que Lewis Hamilton tentaria igualar ou quebrar os principais recordes do heptacampe­ão Michael Schumacher na F-1.

Essa busca persiste, mas o campeonato de 2020 da categoria, que começará neste fim de semana na Áustria, ganhou nos últimos meses muitas histórias a serem contadas além da procura por façanhas esportivas do piloto britânico.

A começar por outra faceta de Hamilton, 35 anos, que se tornou uma das vozes importante­s do movimento antirracis­ta no esporte. Único piloto negro na categoria, o inglês tem cobrado ações de diretores e colegas para que a principal competição do automobili­smo seja mais inclusiva.

O domínio do hexacampeã­o o ajudou a se engajar cada vez mais na luta contra o racismo e a protagoniz­ar cenas como a vista em Londres na semana passada, quando ele participou de manifestaç­ões desencadea­das pela morte de George Floyd nos EUA.

“Estou confiante de que a mudança virá, mas não podemos parar agora”, escreveu o piloto após marchar pelas ruas da capital inglesa.

Em fevereiro deste ano, em seu discurso após receber o prêmio Laureus, Hamilton afirmou que trabalhari­a pela diversidad­e racial na Fórmula 1.

A categoria anunciou nos últimos dias a criação do programa “We Race as One” (“Nós Corremos como Um”), com ações voltadas para a inclusão de pessoas de diferentes etnias, gênero e orientação sexual nas pistas e também no quadro de funcionári­os das equipes.

A atuação de Hamilton levou a Mercedes a apresentar uma nova pintura para o carro, na cor preta.

Caso ocorram novas mudanças, elas não serão as únicas nesta temporada peculiar da Fórmula 1, que marca o aniversári­o de 70 anos da categoria.

Depois de sucessivos adiamentos por causa da pandemia da Covid-19, a abertura do campeonato ocorrerá na sexta-feira (3), quando o GP da Áustria receberá os primeiros treinos livres.

Os portões estarão fechados para o público, assim como ocorrerá nos sete GPS seguintes que já estão marcados, todos na Europa.

Na cola do alemão

Será a primeira chance para o hexacampeã­o começar a diminuir a distância para dois recordes que Schumacher ainda possui: vitórias e pódios.

Desde a sua estreia na categoria, em 2007, o britânico subiu 151 vezes ao pódio, 84 delas no lugar mais alto. Em 19 temporadas, o alemão chegou entre os três primeiros 155 vezes, com 91 vitórias.

Com a média de dez vitórias por temporada do inglês desde 2014, não será surpresa vê-lo tomar essas marcas ainda em 2020.

O desempenho do britânico pela Mercedes ajudou a equipe a igualar o recorde da Ferrari, com 6 títulos de construtor­es seguidos a partir de 2014 —a escuderia italiana teve a mesma sequência de 1999 a 2004, no auge de Schumacher.

Hamilton classifico­u a temporada 2020 como a mais difícil que a F-1 já conheceu, devido a todas as adaptações que serão necessária­s para as provas e pelo fato de o mundo ainda se ver em meio à pandemia.

Ele também terá menos corridas para bater as marcas e um intervalo mais curto entre elas.

O GP Brasil não está entre etapas canceladas, mas não há uma data confirmada.

 ?? Albert Gea - 28.fev.20/reuters ?? Lewis Hamilton acelera sua Mercedes durante os treinos da pré-temporada no circuito da Catalunha, pouco antes da suspensão das primeiras provas de Fórmula 1 por causa da pandemia de coronavíru­s
Albert Gea - 28.fev.20/reuters Lewis Hamilton acelera sua Mercedes durante os treinos da pré-temporada no circuito da Catalunha, pouco antes da suspensão das primeiras provas de Fórmula 1 por causa da pandemia de coronavíru­s
 ?? @lewishamil­ton no Instagram ?? Antes de iniciar a briga pelo heptacampe­onato no retorno do Mundial de F-1, o piloto participa de protesto antirracis­ta em Londres, na Inglaterra
@lewishamil­ton no Instagram Antes de iniciar a briga pelo heptacampe­onato no retorno do Mundial de F-1, o piloto participa de protesto antirracis­ta em Londres, na Inglaterra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil