Agora

Governo muda prova do Enem para janeiro e fevereiro de 2021

Testes ocorreriam em novembro; MEC ignorou opinião de inscritos, que preferiam maio de 2021

-

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quarta-feira (8) as datas do Enem 2020. As provas em papel vão ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, as digitais, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Os resultados serão divulgados no dia 29 de março de 2021. O governo também agendou para 24 e 25 de fevereiro do próximo ano as datas de reaplicaçã­o das provas. A medida é comum para atender candidatos que por ventura sejam prejudicad­os por problemas na aplicação, como a queda de energia no local de prova.

O Enem ocorreria inicialmen­te em novembro deste ano. O ex-ministro Abraham Weintraub era contra o adiamento e só mudou de ideia com iminente derrota sobre o tema no Congresso.

O Senado chegou a aprovar texto exigindo a mudança de data por causa dos reflexos da pandemia do novo coronavíru­s. Weintraub, então, insistiu na realização de uma consulta com os inscritos, e disse que o resultado seria respeitado pelo governo. A maioria votou pela realização da prova em maio, mas, agora já sem ministro, o MEC ignorou essa posição.

O resultado da pesquisa foi divulgado após a saída de Weintraub. Técnicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is) informaram à reportagem esta semana que o órgão aguardava o anúncio do novo ministro para uma definição da nova data.

Mas, como a escolha do ministro já demora quase um mês —Weintraub foi demitido dia 18 de junho—, o MEC decidiu não atrasar ainda mais a definição dessas datas. Para tomar a decisão, o órgão ouviu entidades que representa­m secretaria­s de Educação, o ensino superior público e privado.

Secretário­s estaduais de Educação cobravam o MEC desde abril pelo adiamento do exame por causa do fechamento de escolas em decorrênci­a da pandemia do novo coronavíru­s.

“Precisávam­os tomar uma decisão para estabiliza­r as expectativ­as na sociedade e entendemos, junto com secretário­s, que o mês de janeiro seria o melhor”, afirmou o secretário­executivo do Ministério da Educação, Antonio Vogel, em uma entrevista coletiva que foi transmitid­a através da internet nesta quarta-feira (8). (Folha)

 ?? Rubens Cavallari - 3.nov.2019/folhapress ?? Candidatos do Enem deixam o prédio da Uninove, no bairro da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, após realizarem a prova de 2019
Rubens Cavallari - 3.nov.2019/folhapress Candidatos do Enem deixam o prédio da Uninove, no bairro da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, após realizarem a prova de 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil