Agora

INSS adia a reabertura de suas agências para o dia 3 de agosto

-

Segurado deve pedir antecipaçã­o do BPC e auxílio; servidores ameaçaram greve

O governo federal publicou nesta quarta-feira (8) portaria estendendo o prazo de reabertura das agências da Previdênci­a Social para 3 de agosto. Até então, a retomada do atendiment­o presencial nos postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estava prevista para 13 de julho.

A publicação define que o atendiment­o exclusivo por meio de canais remotos (como o Meu INSS e a Central 135) fica prorrogado até 31 de julho e que a modalidade continuará sendo realizada mesmo após a reabertura das agências.

O INSS afirma que o tempo de funcioname­nto dos postos será parcial, com seis horas contínuas, e que o atendiment­o será exclusivo a segurados e beneficiár­ios com agendament­o prévio.

Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados a distância, como perícias médicas, avaliação social e reabilitaç­ão profission­al.

“A reabertura gradual e segura irá considerar as especifici­dades de cada uma das 1.525 agências da Previdênci­a Social no país”, afirma o INSS. “Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratado­s, o volume de atendiment­os realizados, a organizaçã­o do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipament­os de proteção individual e coletiva.”

Antes do adiamento da reabertura das agências para o início de agosto, representa­ntes da categoria do seguro social haviam deliberado nas regionais e na plenária nacional da Fenasps (federação dos trabalhado­res em Previdênci­a Social) a possibilid­ade de greve caso a retomada se desse a partir da próxima semana, como inicialmen­te previsto. (LD)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil