Agora

Após 2 meses de queda, SUAS CONTAS | preços voltam a aumentar

Avanço foi puxado principalm­ente por combustíve­is e alimentos, segundo IBGE

- LARISSA GARCIA

BRASÍLIA Após dois meses com deflação, os preços voltaram a subir no Brasil em junho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a).

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), inflação oficial do país, fechou o sexto mês do ano pressionad­o principalm­ente por combustíve­is e alimentos, com alta de 0,26%. No ano, subiu 0,10%. Em 12 meses, 2,13%.

“Ainda é cedo para dizer se a alta no mês é reflexo da flexibiliz­ação do isolamento social em algumas cidades porque o movimento é diferente em cada região. Temos que aguardar para fazer análises mais detalhadas”, avaliou Pedro Kislanov, gerente da pesquisa.

Dos nove grupos de produtos e serviços, sete apresentar­am alta no mês.

Em maio, a deflação foi de 0,38%. Em abril, os preços caíram 0,31%.

Os combustíve­is aumentaram 3,37% em junho, ante redução de 4,56% em maio. Transporte­s foi o segundo grupo com maior pressão.

O grupo com o maior impacto foi o de alimentaçã­o e bebidas (alta de 0,38%). Segundo o IBGE, alimentos tiveram sequência de alta nos últimos meses, devido ao aumento da demanda.

“As medidas de isolamento social, que fizeram as pessoas cozinharem mais em casa, por exemplo, ainda estão em vigor em boa parte do país. Isso gera um efeito de demanda e mantém os preços em patamar mais elevado”, diz Kislanov.

Alimentos para consumo no domicílio passaram de alta de 0,33% em maio para 0,45% em junho, influencia­da principalm­ente pelo aumento nas carnes (1,19%) e do leite longa vida (2,33%).

“Nas carnes tivemos aumento das exportaçõe­s para a China, o que gerou restrição da oferta doméstica”, destacou. (Folha)

Habitação

Artigos de residência

Vestuário

Transporte­s

Saúde e cuidados pessoais

Despesas pessoais

Educação

Comunicaçã­o

Etanol

Gás veicular

Óleo diesel

Feijão-carioca

Arroz

Queijo

Leite longa vida

Carnes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil