Agora

Bolsonaro nomeia o pastor Milton Ribeiro para a Educação

- PAULO SALDAÑA RICARDO DELLA COLETTA GUSTAVO URIBE

BRASÍLIA O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o pastor e professor universitá­rio Milton Ribeiro para comandar o MEC (Ministério da Educação).

O anúncio foi feito em uma rede social. Em seguida, a decisão foi publicada no Diário Oficial da União, em edição extra.

Ribeiro é ex-vice-reitor do Mackenzie, em São Paulo. Ele também é pastor da Igreja Presbiteri­ana Jardim de Oração, de Santos, litoral de São Paulo.

“Indiquei o professor Milton Ribeiro para ser o titular do Ministério da Educação. Doutor em educação pela USP [Universida­de de São Paulo] e mestre em direito pela Universida­de Presbiteri­ana Mackenzie e graduado em direito e teologia”, escreveu o presidente. “Desde maio de 2019, é membro da Comissão de Ética da Presidênci­a da República.”

Milton Ribeiro será o quarto ministro da Educação em pouco mais de um ano e meio de governo. Bolsonaro tenta dar um caráter técnico para a escolha e ao mesmo tempo acenar a grupos de apoio do governo, como os evangélico­s e a chamada ala ideológica.

Indicação

Ribeiro teve seu nome levado ao presidente, de acordo com fontes envolvidas no processo, pelo ministro Jorge Oliveira (Secretaria­geral). O apoio do ministro da Justiça, André Mendonça, que é pastor presbiteri­ano, foi crucial para a escolha apesar da falta de experiênci­a para o cargo. O convite final a Ribeiro ocorreu na tarde desta sexta-feira, pouco antes do anúncio oficial.

Ribeiro era o nome de São Paulo citado por Bolsonaro em entrevista recente como possível ministro. O presidente sondou evangélico­s, incluindo Ribeiro, após pressão do grupo sobre o cargo. O movimento gerou o enfraqueci­mento do convite feito ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder.

O pastor conta com a simpatia de parlamenta­res evangélico­s de São Paulo, que haviam manifestad­o o apoio ao nome do professor a Bolsonaro. Seu nome, porém, não é unanimidad­e entre evangélico­s ou aposta da bancada evangélica.

“É uma escolha do presidente, por indicação do ministro da Justiça. Não tem nada a ver com nós, evangélico­s”, disse o pastor Silas Malafaia, que conta com trânsito no governo. (Folha)

 ?? Divulgação ?? O pastor Milton Ribeiro, nomeado para o Ministério da Educação. é vice-reitor do Mackenzie e conta com apoio da ala ideológica do governo
Divulgação O pastor Milton Ribeiro, nomeado para o Ministério da Educação. é vice-reitor do Mackenzie e conta com apoio da ala ideológica do governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil