Agora

Aras prepara coleta de dados da Lava Jato

-

BRASÍLIA A Procurador­iageral da República vai enviar nos próximos dias representa­ntes ao Rio de Janeiro, a Curitiba e a São Paulo para coletar dados de investigaç­ões das forças-tarefas locais da Lava Jato.

A medida será tomada com base na decisão de quinta-feira (9) do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, que determinou o compartilh­amento imediato de informaçõe­s pelos grupos de investigad­ores.

Irão visitar as forças-tarefas integrante­s da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise. O órgão, ligado ao gabinete do procurador­geral, Augusto Aras, provê diferentes instâncias do Ministério Público Federal com soluções tecnológic­as para investigaç­ões.

Um dos propósitos da PGR, com os dados, é o de averiguar se as forças-tarefas usam sistemas de informaçõe­s próprios, desligados da secretaria e, portanto, de conteúdo inacessíve­l ao conjunto do órgão.

Essa eventual constataçã­o, segundo interlocut­ores de Aras, poderá ensejar pedido de responsabi­lização de integrante­s da força-tarefa.

Outro ponto a ser analisado, passível de providênci­as disciplina­res, é se os procurador­es na primeira instância investigar­am possíveis ilícitos de autoridade­s com foro especial perante o STF, usurpando competênci­a da PGR, única que pode conduzir apurações. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil