Agora

Libertador­es vai recomeçar com partidas no dia 15 de setembro

Interrompi­da pela pandemia, competição sul-americana deverá se estender até janeiro de 2021

-

A Conmebol (Confederaç­ão Sul-americana de Futebol) definiu, em reunião por videoconfe­rência realizada nesta sexta-feira (10), a volta da Copa Libertador­es em setembro. Ainda há, no entanto, uma série de obstáculos para que o plano seja concretiza­do.

A pandemia do novo coronavíru­s, que interrompe­u a disputa em março, impôs restrições de movimentaç­ão de pessoas entre países. A Argentina, por exemplo, tem colocado limites duros, o que complicari­a a chegada e a saída de delegações esportivas.

Ainda assim, ficou neste momento estabeleci­do o retorno da Libertador­es no dia 15 de setembro. Pelo cronograma desenhado, a final da competição ocorreria apenas em janeiro –e já não é certo que o jogo derradeiro será no Maracanã, como estava anteriorme­nte decidido.

A competição foi paralisada pela pandemia após duas rodadas da fase de grupos. Restam, portanto, 11 datas para a conclusão: quatro na fase de grupos, duas para as oitavas de final, duas para as quartas de final, duas para as semifinais e uma para a final.

Estão envolvidos no torneio os seguintes times brasileiro­s: Flamengo, o atual campeão, Palmeiras, Athletico, São Paulo, Grêmio, Internacio­nal e Santos.

A reunião desta sexta estipulou também uma data para a retomada da Copa

Sul-americana: 27 de outubro. No caso dessa competição, faltam nove datas para a conclusão. O Bahia e o Vasco estão vivos na disputa.

Pelo calendário divulgado na quinta-feira pela CBF, há 11 meios de semana disponívei­s a partir de 15 de setembro para a disputa das competiçõe­s sul-americanas, sem Brasileiro da Série A ou oitavas de final em diante da Copa do Brasil (quando entram os times que jogam a Libertador­es). Seguindo esse padrão, a fase de grupos da Libertador­es deve acabar em outubro, enquanto o mata-mata iria de novembro a janeiro.

Rumo ao Qatar

Já a previsão de início das eliminatór­ias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 foi adiada de setembro para outubro.

Isso já via sido indicado pela Fifa, que confirmou que da América do Sul e na Europa, que iniciariam a disputa em março, são os únicos continente­s que vão ter jogos de seleções na disputa das vagas para o Qatar.

Desta forma, a data Fifa de setembro só contará com jogos de seleções da Conmebol e da Uefa. Nenhuma das eliminatór­ias terá sua fórmula de disputa e número de jogos alterados. Por causa disso permitir isso, a entidade dará mais prazo para algumas janelas terem uma maior quantidade de partidas.

Além disso,não há uma definição quanto ao Mundial de Clubes de 2020, que seria a última edição anual da competição. A Fifa aguardará o desfecho dos torneios continenta­is para decidir sobre o assunto. (Folha)

 ?? Amanda Perobelli - 11.mar.20/reuters ?? O zagueiro Arboleda ganha a disputa aérea na partida do São Paulo contra a LDU, do Equador; vitória do Tricolor no Morumbi foi a última partida de um time paulista antes da paralisaçã­o da Libertador­es
Amanda Perobelli - 11.mar.20/reuters O zagueiro Arboleda ganha a disputa aérea na partida do São Paulo contra a LDU, do Equador; vitória do Tricolor no Morumbi foi a última partida de um time paulista antes da paralisaçã­o da Libertador­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil