Agora

Henry se ajoelha por tempo igual ao da asfixia de George Floyd

-

Thierry Henry passou os primeiros 8min46 da partida entre o time que dirige, o Montreal Impact, na partida contra o New England Revolution, pela liga de futebol norte-americana, ajoelhado. Foi um gesto contra o racismo e em memória de George Floyd, homem negro que se tornou um símbolo na luta por igualdade nos Estados Unidos e no mundo.

Floyd, 46 anos, foi morto em maio, em Minneapoli­s, sob custódia policial. O oficial branco Derek Chauvin, 44 anos, ajoelhou-se no pescoço do homem, detido por supostamen­te usar uma nota falsa de US$ 20. “Não consigo respirar”, apelou antes de morrer.

As reportagen­s iniciais apontaram que Chauvin passou 8min46 ajoelhado sobre Floyd. Promotores do estado de Minnesota apontaram depois que o tempo exato foi 7min46.

“Fiquei agachado por 8min46, acho que vocês sabem por quê. Foi apenas para fazer uma homenagem e mostrar apoio à causa”, disse o ex-jogador de 42 anos.

Henry usava também uma camiseta com a inscrição “Black lives matter” (“Vidas negras importam”). Ele espera que a luta não fique restrita aos negros e conta com a colaboraçã­o de brancos, algo que já tem felizmente observado. O time dirigido pelo técnico francês, o Montreal Impact, perdeu por 1 a 0 para o New England Revolution. (Folha)

Em seu protesto, ex-jogador francês repete o gesto para combater o racismo

 ?? @mls no Twitter ?? Técnico Henry fica de joelhos por 8min46s, o mesmo tempo que George Floyd foi asfixiado
@mls no Twitter Técnico Henry fica de joelhos por 8min46s, o mesmo tempo que George Floyd foi asfixiado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil