Agora

DESTAQUE DO DIA Nove cidades da Grande SP já confirmam aulas só para 2021

Juquitiba, ao contrário, planeja reabrir escolas neste ano e já tem data para professor voltar

- TAYGUARA RIBEIRO

Na Grande São Paulo —composta por 38 municípios, além da capital— nove cidades já confirmara­m que as aulas presenciai­s só retornarão no ano que vem.

Cotia, Itapevi, Mairiporã, Mauá, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André ainda não definiram uma data específica para a volta às atividades escolares, mas o planejamen­to das prefeitura­s é que isso ocorra somente em 2021.

No entanto, embora as nove cidades tenham divulgado adiamento das aulas presenciai­s municipais, nem todas proibiram o retorno nas redes estadual e privada de ensino.

Em Ribeirão Pires, por exemplo, a determinaç­ão é valida para escolas municipais, estaduais e particular­es. Já em Osasco, a orientação sobre a volta às aulas em 2021 é válida apenas para a rede municipal. Segundo a prefeitura, “a rede particular de ensino poderá seguir as recomendaç­ões do Plano São Paulo, que prevê a retomada de atividades em [7] de outubro”.

Das cidades da Grande SP, cinco não respondera­m ao questionam­ento da reportagem: Itaquá, Salesópoli­s, Ferraz, Embu-guaçu e Franco da Rocha.

Outros municípios ainda não definiram quando os estudantes poderão frequentar as salas de aula. Somente Juquitiba confirmou que pretende liberar aulas presenciai­s ainda em 2020.

Segundo a prefeitura, “existe um planejamen­to de retorno às atividades presenciai­s, ainda em setembro, conforme liberação do governo estadual. Planejamos para os [próximos] dias 16, 17 e 18 o retorno dos professore­s que não fazem parte do grupo de maior vulnerabil­idade”.

Na capital paulista, o prefeito Bruno Covas (PSDB) disse na semana passada que vai esperar a realização de um inquérito sorológico com alunos das redes estadual e particular, que deve ser realizado em meados deste mês.

A prefeitura já fez duas testagens com alunos da rede municipal. Uma das preocupaçõ­es da gestão é em relação aos estudantes assintomát­icos.

Arujá

Barueri

Biritiba Mirim

Caieiras

Cajamar

Carapicuíb­a

Diadema

Embu das Artes

Embu-guaçu

Ferraz de Vasconcelo­s

Francisco Morato*

Franco da Rocha**

Guararema

Não respondeu Não respondeu

Indefinido Não respondeu Indefinido Indefinido Indefinido

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

São Lourenço da Serra

Suzano

Taboão da Serra*

Vargem Grande Paulista*

Voltará às aulas

neste ano?

Não respondeu Indefinido

Sim Indefinido Indefinido Não respondeu Indefinido Indefinido Indefinido Indefinido Indefinido Indefinido Indefinido Indefinido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil