Agora

Governo pressiona STJ contra Witzel e aposta em vice do Rio

Cláudio Castro será responsáve­l por indicar chefe de órgãos que investigam o clã Bolsonaro

- MATHEUS TEIXEIRA MARCELO ROCHA JULIA CHAIB

BRASÍLIA O Palácio do Planalto pressiona o STJ (Superior Tribunal de Justiça) a manter o afastament­o de Wilson Witzel (PSC) e acredita que a corte dará uma decisão favorável à mudança no Governo do Rio de Janeiro no julgamento desta quarta-feira (2).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já iniciou o processo de aproximaçã­o com o governador interino, Cláudio Castro (PSC) e, nos bastidores, interlocut­ores do governo procuraram ministros e assessores com discurso a favor da retirada do poder de Witzel, inimigo da família presidenci­al.

Witzel foi afastado do cargo na última sexta-feira (28) por ordem do ministro do STJ Benedito Gonçalves, após pedido da PGR (Procurador­ia-geral da República). A Procurador­ia o acusa de fraudar compras do governo no combate à pandemia do coronavíru­s para desviar recursos públicos.

O estreitame­nto da relação com o novo governador ficou ainda mais evidente nesta segunda-feira (31), após Castro publicar em redes sociais a informação de que recebeu uma ligação do senador Flávio Bolsonaro (Republican­os-rj) para falar da situação do estado.

Aliados do presidente apostam na relação como o novo chefe do Executivo fluminense para blindar a família e evitar desgastes jurídicos em série como vêm ocorrendo. Caberá a Castro indicar o chefe do Ministério Público do Rio e da Polícia Civil, órgãos que estão com o presidente e seus parentes na mira.

A aposta é que o STJ, que tem diversos ministros de olho no STF (Supremo Tribunal Federal), confirme a decisão de Benedito Gonçalves, que conversou com colegas antes de dar o despacho monocrátic­o.

Diante desse cenário, o presidente do STF, Dias Toffoli, deve aguardar uma decisão colegiada do STJ sobre o tema antes de analisar o recurso apresentad­o por Witzel ao Supremo.

Toffoli deixou clara essa estratégia ao dar um dia para o STJ prestar esclarecim­entos e outras 24 h para a PGR se pronunciar. (Folha)

 ?? Rafael Campos/governo RJ ?? O governador interino, Cláudio Castro (centro), em reunião de secretaria­do nesta segunda-feira (31); ele é a aposta para blindar clã Bolsonaro
Rafael Campos/governo RJ O governador interino, Cláudio Castro (centro), em reunião de secretaria­do nesta segunda-feira (31); ele é a aposta para blindar clã Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil