Agora

Biden acusa Trump de incitar violência

-

Presidente dos EUA chamou os manifestan­tes de ‘saqueadore­s’

No primeiro evento de campanha após as conveções que oficializa­ram seu nome como candidato à Casa Branca em novembro, o democrata Joe Biden acusou nesta segunda-feira (31) o presidente Donald Trump de fomentar a violência nos protestos antirracis­mo que inflamam os EUA.

“O presidente abriu mão de qualquer liderança moral neste país”, disse Biden em discurso em Pittsburgh, na Pensilvâni­a, estado que ajudou a eleger o republican­o em 2016. “Ele não é capaz de impedir a violência, porque a fomentou ao longo de quatro anos.”

Biden também condenou a destruição de propriedad­e nos protestos. “Saquear não é protestar, pôr fogo não é protestar. É ilegal, e quem faz isso deve ser responsabi­lizado criminalme­nte.”

Em resposta a outra acusação dos republican­os, Biden rejeitou a narrativa de Trump que ele seria um cavalo de tróia para a esquerda radical. “Eu pareço um socialista radical com um ponto fraco por vândalos? Sério?”, provocou.

O presidente reafirmou as críticas em uma série de publicaçõe­s no Twitter.

“Acabei de assistir o que Biden disse. Para mim, parece que ele culpa mais a polícia do que os vândalos, anarquista­s, agitadores e saqueadore­s”, escreveu.

Segundo ele, se não fosse pela presença de tropas da Guarda Nacional em Kenosha, no Wisconsin, cidade onde a nova onda de atos começou, “não haveria mais Kenosha”. (Agências)

O ex-gerente de hotel retratado no filme “Hotel Ruanda”, Paul Rusesabagi­na, 66, foi preso nesta segunda-feira (31), na capital do país, Kigali, acusado de terrorismo. “Rusesabagi­na é suspeito de ser o fundador ou líder ou patrocinad­or ou membro de grupos terrorista­s extremista­s violentos e armados”, disse o porta-voz da Agência de Investigaç­ão de Ruanda, Thierry Murangira. O ex-gerente não se pronunciou ao ser apresentad­o à imprensa. (Agências)

 ?? Saul LOEB/AFP ?? O candidato democrata a presidente dos EUA, Joe Biden, em evento de campanha
Saul LOEB/AFP O candidato democrata a presidente dos EUA, Joe Biden, em evento de campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil