Agora

Motoboy preso após ser agredido por policial é solto

-

Entregador de 29 anos disse ter sido vítima de racismo ao deixar a cadeia

O motoboy André Andrade, 29 anos, preso depois de ser espancado por um soldado da Polícia Militar que o acusou de tentar roubálo na noite da última sexta-feira (28), deixou o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Belém (zona leste) nesta quarta-feira (2).

Imagens da TV Globo veiculadas no “SP1” mostraram o motoboy sendo recebido pelo advogado, a namorada, a mãe e uma amiga na saída do CDP, por volta das 9h30.

Aos jornalista­s, André negou autoria de crime e disse ter sido vítima de racismo.

“Eu fiz uma entrega em uma rua, parei em uma rua próxima, apareceu esse PM do nada. Aí ele me viu, voltou. E aí eu penso assim: ele [PM] tinha todo o direito de dúvida [sobre minha conduta]. Eu estava em uma rua parada”, disse o motoboy.

“Mas aí o certo é o que? [É ele perguntar:] ‘Você está fazendo o que? Está trabalhand­o?’, pegar o número da pizzaria, ver se eu era motoboy mesmo. Mas ele já chegou me acusando. É o que? É o tom de pele? Eu não posso mais ser um ‘pretinho’ em cima de uma moto?”, completou.

A juíza Tania da Silva disse que novas provas levantadas pela defesa do jovem demonstrar­am que os fatos “são nebulosos” e que há “fundadas dúvidas” sobre a acusação do policial militar de que o motoboy teria tentado roubá-lo.

Um vídeo mostra André no chão, dominado pelo soldado. As imagens flagraram xingamento­s e agressões. Na gravação, André diz que estava fumando maconha, e o policial responde: “Deus sabe o que você fez”. O PM aponta uma pistola para a cabeça do motoboy, o arrasta e chuta suas costas.

O PM foi afastado pela Polícia Militar do serviço de rua depois da divulgação do vídeo. (UOL)

Os passageiro­s de ônibus da capital paulista que utilizam vale-transporte se surpreende­ram com o valor de R$ 4,83, que apareceu nos validadore­s desde terçafeira (1º). Até então, ao passar com o Bilhete Único pela catraca, a quantia mostrada era de R$ 4,40, preço de uma passagem comum.

A tarifa do vale-transporte, maior do que a comum desde janeiro, é o valor que passou a ser exibido no validador nesta terça.

A confusão se deu porque, segundo a Sptrans, da gestão Bruno Covas (PSDB), a política de mostrar a quantia efetiva do vale-transporte mudou só agora, “mas não significa que o passageiro está sendo cobrado a mais, já que o desconto na folha continua sendo de, no máximo, 6% do salário”.

A empresa afirmou que “o sistema de validadore­s dos ônibus municipais e das estações do Expresso Tiradentes, do Metrô e da CPTM está em processo de atualizaçã­o” e que, desde 2019 a Prefeitura de São Paulo decidiu deixar de subsidiar o vale-transporte. (MM)

 ?? Reprodução ?? Imagem de celular mostra o motoboy André Andrade, 29 anos, sendo ameaçado na zona norte de SP
Reprodução Imagem de celular mostra o motoboy André Andrade, 29 anos, sendo ameaçado na zona norte de SP
 ?? Divulgação ?? Bombeiros combatem fogo em favela na Cachoeirin­ha (zona norte); criança morreu no local
Divulgação Bombeiros combatem fogo em favela na Cachoeirin­ha (zona norte); criança morreu no local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil