Agora

STJ mantém Witzel afastado por 6 meses do Governo do Rio

Ex-juiz diz que respeita decisão, deseja serenidade ao vice e reitera que nega atos ilícitos

- MATHEUS TEIXEIRA JULIA CHAIB

BRASÍLIA O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta quarta-feira (2) manter o afastament­o de Wilson Witzel do Governo do Rio de Janeiro por seis meses.

Por 14 votos a 1, a corte especial do órgão referendou a decisão monocrátic­a do ministro Benedito Gonçalves, que havia retirado o chefe do Executivo fluminense do cargo na última sexta-feira (28).

Antigo aliado e atual desafeto do presidente Jair Bolsonaro, Witzel foi denunciado sob acusação de corrupção pela PGR (Procurador­ia-geral da República).

A suspeita é que ele tenha participad­o de um esquema de desvio de recursos públicos que seriam destinados ao combate à pandemia do novo coronavíru­s.

A corte especial do STJ é composta pelos 15 magistrado­s mais antigos do tribunal. Apenas o ministro Napoleão Nunes Maia divergiu e votou para manter Witzel à frente do governo.

Com a decisão, o vicegovern­ador Cláudio Castro (PSC), que também é investigad­o e tem se aproximado da família Bolsonaro, seguirá no comando do Rio.

Ele disse reafirmar “o seu compromiss­o de conduzir o estado” com “serenidade, diálogo e austeridad­e” e defendeu o direito de defesa de Witzel.

Em rede social, o governador afastado disse respeitar a decisão do STJ. “Compreendo a conduta dos magistrado­s diante da gravidade dos fatos apresentad­os. Mas reafirmo que jamais cometi atos ilícitos”, afirmou.

“Não recebi qualquer valor desviado dos cofres públicos, o que foi comprovado na busca e apreensão. Continuare­i trabalhand­o na minha defesa para demonstrar a verdade e tenho plena confiança em um julgamento justo”, disse Witzel, que desejou a Castro “serenidade para conduzir os trabalhos que iniciamos juntos”.

Na denúncia, a PGR cobra de Witzel uma reparação de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos. Esse ponto, porém, será discutido apenas no momento da decisão sobre condenação ou não. (Folha)

 ?? Gustavo LIMA/STJ ?? Sessão que decidiu pela manutenção do afastament­o do governador do Rio Wilson Witzel no STJ; ex-juiz disse respeitar a decisão do tribunal
Gustavo LIMA/STJ Sessão que decidiu pela manutenção do afastament­o do governador do Rio Wilson Witzel no STJ; ex-juiz disse respeitar a decisão do tribunal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil