Agora

Aluno de escola particular é testado

-

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou na última terça-feira (1º) a terceira fase do inquérito sorológico que vai definir a volta às aulas na cidade de São Paulo.

Nesta etapa do inquérito, a gestão Bruno Covas (PSDB) vai testar crianças e adolescent­es de 4 a 14 anos que estudam em escolas municipais, estaduais e particular­es da capital.

Nas duas primeiras etapas foram testados apenas matriculad­os em colégios da rede municipal. Ao todo, serão quatro etapas e 24 mil alunos envolvidos.

Essa terceira fase da pesquisa está sendo feita com 6.000 alunos, de acordo com a secretaria.

A seleção dos estudantes, segundo a pasta, é feita por meio de sorteio realizado pelas UBSS (Unidades Básicas de Saúde) da região da criança e do adolescent­e, pela base de dados dos alunos cadastrado­s em cada rede de ensino.

A escolha das residência­s acontece por sorteio e leva em consideraç­ão bases do IPTU (Imposto Predial, Territoria­l e Urbano), hidrômetro­s da Sabesp e cadastro da Estratégia Saúde da Família.

O morador sorteado recebe orientaçõe­s do profission­al da saúde sobre o estudo, assina o termo de adesão à pesquisa e, diante do aceite, tem a amostra de sangue coletada.

O resultado da fase 2, divulgado no dia 27 de agosto, mostrou uma prevalênci­a de infecção por SARSCOV-2 em 18,3% dos alunos, com 69,5% de proporção de crianças assintomát­icas, e é isso que preocupa a gestão Covas, que vetou a abertura de escolas na próxima terça-feira (8) para aulas de reforços e outras atividades, como autorizou o governo estadual. (FP)

 ?? Rivaldo Gomes - 6.ago.20/folhapress ?? Agentes de saúde em inquérito sorológico com alunos na região da Brasilândi­a
Rivaldo Gomes - 6.ago.20/folhapress Agentes de saúde em inquérito sorológico com alunos na região da Brasilândi­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil