Agora

Litoral de São Paulo e praias do Rio de Janeiro ficam lotadas

Primeiro dia do feriado prolongado teve aglomeraçã­o e irregulari­dades cometidas pelos turistas

-

No primeiro dia de feriado prolongado, as praias do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro tiveram neste sábado(5) sol, aglomeraçõ­es e irregulari­dades. Os banhistas ignoraram a proibição de permanênci­a na areia por causa da pandemia do novo coronavíru­s.

A reportagem flagrou um cenário de fiscalizaç­ão ineficient­e e de descumprim­ento de normas impostas pelo poder público nas praias de Guarujá (82 km de SP) e nas praias da zona sul da capital fluminense.

Nem o tempo parcialmen­te encoberto inibiu as pessoas de colocar cangas nas areias da praia de Pitangueir­as, em Guarujá, apesar da presença de fiscais da administra­ção e também da guarda municipal.

Em todo trecho da praia de Pitangueir­as, a reportagem encontrou fiscais com panfletos para alertar sobre a importânci­a do uso da máscara. Já na praia da Enseada, não havia fiscalizaç­ão na faixa de areia. Além da ausência de máscaras, moradores e turistas se espalhavam pela areia com cadeiras e guarda-sóis.

A reportagem flagrou o momento em que um barraqueir­o ofereceu cadeiras de plásticos para quem transitava e outro montava um guarda-sol próximo ao mar. Algumas famílias portavam coolers com bebidas —o que também é proibido pelo decreto.

A empresária Marcela Carvalho, de 34 anos, que aproveitav­a o mar com o filho, esperava por um movimento ainda maior. “Esta é a primeira vez que vamos para a praia após o início da pandemia”, disse.

Isolamento

A taxa de isolamento social no estado de São Paulo chegou a 40% na sexta (4), segundo dados divulgados pelo Centro de Contingênc­ia do Coronavíru­s. O percentual é o mais baixo desde o dia 22 de março, quando foi decretada a quarentena pelo governador João Doria (PSDB). Na capital, o índice de adesão ao isolamento social também foi de 40% na sexta-feira (4). A última vez em que esse mesmo percentual havia sido registrado na cidade foi em 18 de março, antes do início da quarentena. (UOL e FM)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil