Agora

INSS não reconhece o tempo especial, diz leitor U

Vigilante tenta receber a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão desde 2016

- LAÍSA DALL’AGNOL

O vigilante Mário Pontes, 56 anos, tenta receber há quase quatro anos a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ele diz que o órgão não considerou o tempo especial trabalhado.

Até a reforma da Previdênci­a, em 13 de novembro de 2019, tinha direito ao benefício por tempo de contribuiç­ão o trabalhado­r que comprovass­e 35 anos de pagamentos ao INSS (homens) e 30 anos (mulheres).

“Tenho mais de 40 anos de contribuiç­ão”, diz Pontes. “Dei entrada no pedido de aposentado­ria em 2016, mas foi negado porque não aceitaram o tempo especial. Entrei na Justiça e, em 2018, ganhei o processo.”

O vigilante afirma ainda que, como continuou trabalhand­o e contribuin­do para o INSS, decidiu esperar mais alguns meses para fazer novo pedido junto ao órgão e, logo, atingir os requisitos para a aposentado­ria integral a que teria direito.

Tenho mais de 40 anos de contribuiç­ão e entrei na Justiça para que aceitassem o tempo especial, mas ainda não recebi o benef ício

“Dei essa nova entrada em novembro de 2019, mas até agora a única resposta é que a solicitaçã­o está em análise”, queixa-se. “Já cumpri as exigências em março deste ano e nada foi feito. Gostaria de saber o porquê de tanta demora.”

O leitor diz que chegou a entrar em contato com a ouvidoria do INSS, mas que o retorno foi de que seu pedido estava na fila única nacional para análise.

Desemprega­do há quase um ano, Pontes diz que precisa da aposentado­ria para pagar as despesas da casa.

“Desde setembro do ano passado que estou parado. Estou só com a renda do auxílio emergencia­l e com o salário da minha esposa, que está trabalhand­o.”

Mário Pontes

 ?? Arquivo pessoal ?? Desemprega­do há um ano, Mário Pontes, 56 anos, diz que precisa do benefício para pagar contas
Arquivo pessoal Desemprega­do há um ano, Mário Pontes, 56 anos, diz que precisa do benefício para pagar contas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil