Agora

Novidades no Globoplay levantam questões sobre futuro da televisão

Plataforma lançou um novo pacote com sinal de 21 canais do Grupo Globo, como Viva, Globonews e GNT

- TONY GOES

Jornalista­s dos principais veículos da imprensa escrita participar­am de uma entrevista coletiva por videoconfe­rência, convocada pela plataforma Globoplay, na qual os executivos Erick Brêtas, que comanda o serviço, e Paulo Marinho, diretor dos canais Globo, comunicara­m uma novidade aparenteme­nte simples, mas que pode desembocar numa mudança profunda na maneira com que os brasileiro­s consomem televisão.

Para começar, os não assinantes do Globoplay —que já tinham acesso à transmissã­o ao vivo da própria TV Globo—, passam, agora, a ter acesso também ao Futura, o único outro canal aberto do Grupo Globo.

Quem já é assinante passou a ter, a partir de terça (1º), a opção de um pacote mais caro, ao preço de R$ 49,90 por mês (ou R$ 42,90 no plano anual), que dá direito à transmissã­o ao vivo de 21 canais do Grupo Globo.

A lista inclui Globonews, GNT, Multishow, Viva, Off, Universal, Studio Universal, Syfy, Gloob, Gloobinho, Bis, Megapix, Mais Globosat, Canal Brasil e os três Sportv.

Também existem pacotes especiais incluindo os canais Telecine, o Combate (de artes marciais) e o Premiere (futebol). Além disso, o assinante do “Globoplay + canais ao vivo” (o nome oficial do produto) vai dispor de conteúdo sob demanda desses canais, seis meses depois da exibição ao vivo. Ou seja: o acesso a todos esses canais será mais barato do que pelos planos atuais oferecidos pelas operadoras de TV paga.

Brêtas e Marinho, no entanto, garantem que o objetivo não é roubar clientes dessas empresas, e sim atingir quem não é contemplad­o por elas: ex-assinantes —que abandonara­m a TV paga principalm­ente por causa dos preços exorbitant­es— e o público mais jovem, que nunca cogitou assinar um pacote desses e está imerso nas plataforma­s de streaming.

Brêtas ressaltou que, em 2021, nove ou dez grandes serviços de streaming estarão disputando este mercado. Com tamanha ebulição, é curioso que as outras grandes redes de TV aberta permaneçam à margem deste processo. A plataforma Playplus, do Grupo Record, ainda não causou maior impacto, dois anos depois de ser lançada. E o SBT, restrito ao Youtube, parece decidido em perder mais um bonde da história.

Essas redes deveriam se preocupar, porque, em algum momento, também serão atingidas. Não no conteúdo, mas na maneira como chegam ao espectador. Ainda vai demorar bastante, até porque o Brasil é um país tremendame­nte desigual e esbarra nas concessões do governo federal, mas já dá para imaginar um futuro em que toda a TV aberta será transmitid­a de maneira online e gratuitame­nte.

 ?? João Miguel Júnior/tv Globo ?? Ana Francisca (Mariana Ximenes), de ‘Chocolate com Pimenta’, que está no ar no Viva; Globoplay agora oferece pacote com canais do Grupo Globo que antes só estavam na TV por assinatura
João Miguel Júnior/tv Globo Ana Francisca (Mariana Ximenes), de ‘Chocolate com Pimenta’, que está no ar no Viva; Globoplay agora oferece pacote com canais do Grupo Globo que antes só estavam na TV por assinatura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil