Agora

DESTAQUE DO DIA Vacinação de crianças até 1 ano atinge menor índice em 2019

Pela primeira vez em quase 20 anos, país não alcança meta de imunização das principais doenças

- NATÁLIA CANCIAN

Pela primeira vez em quase 20 anos, o Brasil não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas indicadas a crianças de até um ano, apontam dados de 2019 do Programa Nacional de Imunizaçõe­s, analisados pela reportagem.

A situação ocorre em um contexto de queda nas coberturas vacinais nos últimos cinco anos, cuja redução já chega a até 27% para alguns imunizante­s.

Para complicar, em meio a pandemia do novo coronavíru­s, equipes de saúde dizem ver atrasos na busca pela vacinação também neste ano --o que indica a possibilid­ade de nova queda histórica nos índices.

Em geral, a meta de vacinação de bebês e crianças costuma variar entre 90% e 95%. O primeiro patamar vale para vacinas contra tuberculos­e e rotavírus, e o segundo, para as demais.

Abaixo desse valor, há forte risco de retorno de doenças eliminadas, como já ocorreu com o sarampo, ou aumento na transmissã­o daquelas que até então vinham sendo controlada­s.

Em 2019, porém, nenhuma vacina atingiu a meta entre o grupo de bebês e crianças até um ano completo --para comparação, em 2018, já em contexto de queda, três entre nove das principais indicadas a esse grupo haviam atingido o patamar ideal.

Em outros momentos, o Brasil também chegou a ter até sete vacinas com cobertura dentro do ideal --sendo que aquelas que não havia alcançado as metas estavam bem próximas.

Os números de 2019, assim, trazem um novo alerta a um país reconhecid­o por ter um dos maiores e mais bem-sucedidos programas de imunização do mundo.

O maior índice de cobertura na vacinação de rotina (91,6%) foi registrado para a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, o que pode estar ligado ao aumento nas informaçõe­s sobre a doença --dados de campanhas de reforço são registrado­s à parte.

Já o menor (69%) foi registrado para a pentavalen­te, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, entre outras, e alvo de desabastec­imento em boa parte do último ano.

Na prática, os dados de 2019 mostram que oito das nove vacinas indicadas a crianças de até um ano tiveram queda na adesão. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil