Agora

Agências do INSS devem reabrir na segunda após seis meses

Retomada já foi adiada 7 vezes; servidores ameaçam greve contra volta do atendiment­o presencial

- LAÍSA DALL’AGNOL

Após ficarem fechadas por quase seis meses, as agências da Previdênci­a Social deverão começar o processo gradual de reabertura na próxima segunda-feira (14), diz o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O órgão afirma que, por enquanto, o horário de funcioname­nto dos postos será reduzido, das 7h às 13h, e que o atendiment­o será exclusivo aos segurados e beneficiár­ios com agendament­o prévio pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O INSS diz que, como forma de prevenção à Covid-19, providenci­ou materiais de segurança e higiene, tais como equipament­os de proteção individual, álcool em gel e barreiras de acrílico nos guichês. Protocolos como medição de temperatur­a também foram adotados.

As tentativas de retomada do atendiment­o presencial, que foi suspenso devido à pandemia, se arrastam há meses. Em meio a resistênci­a e ameaças de greve por parte dos servidores, a reabertura chegou a ser adiada pelo INSS sete vezes. Representa­ntes da categoria queixam-se da falta de segurança e higiene.

Cristiano Machado, diretor do Sinsprev e da Fenasps (entidades que representa­m a classe), diz que a categoria reivindica a manutenção do trabalho remoto e afirma que, caso o INSS mantenha a reabertura para segunda (14), os servidores avaliam entrar em greve.

“Não há política séria de controle da pandemia, não há nenhuma vacina que garanta a não contaminaç­ão.”

Machado afirma que a reabertura pode atrair um número grande de segurados não agendados aos postos.

“Não temos nenhuma garantia de que estes segurados não irão comparecer, porque muitas pessoas estão com dificuldad­e de acesso ao Meu INSS”, diz o direitor do Sinsprev.

Esse é o documento mais importante para os trabalhado­res com carteira assinada

Carnês de pagamento, para o autônomo

GPS (Guia da Previdênci­a Social), para provar períodos em que pagou como facultativ­o ou autônomo

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil