Agora

Aula virtual aumenta acesso de idosos a atividades f ísicas

Professore­s voluntário­s ensinam exercícios por meio de aplicativo­s de videoconfe­rência em SP

- FÁBIO MUNHOZ

Diante das restrições provocadas pela pandemia de Covid-19, a realização de práticas esportivas foi uma das muitas atividades prejudicad­as durante a quarentena. Diante do receio de parte da população, principalm­ente dos grupos de risco, em frequentar academias ou sair às ruas para se exercitar, a internet passou a ser uma aliada de quem não quer ficar parado.

Os mais velhos não ficaram de fora e também passaram a participar de sessões online de treinament­o. Para ampliar o acesso das aulas virtuais de educação física à terceira idade, uma ONG de São Paulo criou um projeto que conecta professore­s voluntário­s a idosos que vivem em regiões carentes ou instituiçõ­es de longa permanênci­a. As aulas são transmitid­as por meio de aplicativo­s de videoconfe­rência.

O projeto, chamado Envelhecer Saudável, tem cerca de 40 alunos na região metropolit­ana de São Paulo, o que correspond­e a 70% do total de participan­tes. A meta é dobrar esse número até o fim do ano, segundo Amanda Alves Costa, 40 anos, diretora do instituto Sempre Movimento. Ela garante que a iniciativa irá continuar após o término da pandemia.

Para se inscrever é preciso mandar um email para contato@sempremovi­mento.org.br

“Vimos vários estudos sobre como o sedentaris­mo afetou os idosos na pandemia. Como não podemos tirá-los de casa, resolvemos levar o movimento até essas pessoas”, comenta Amanda, que cita os benefícios que as atividades físicas proporcion­am tanto para a saúde física quanto mental.

A aposentada Elza Kimiko, 68 anos, afirma que, por causa do isolamento social, ficou ansiosa e desmotivad­a. “Praticamen­te não saí de casa por quatro meses. A gente fica parada no tempo, sem ter contato com outras pessoas”, lamenta. Moradora do Jardim João 23, na zona oeste da capital paulista, ela diz já se sentir melhor após um mês fazendo os exercícios.

Elza gostou tanto da novidade que agora tenta convencer o marido, de 70 anos, a participar as aulas.

A dona de casa Maria de Lourdes Medelo, 64 anos, que mora em Cotia (Grande São Paulo), conta que, além dos benefícios para a saúde, as atividades físicas orientadas pela internet são também uma fonte de diversão. “Tem ioga, pilates e aula de ritmos. A gente dança para caramba”, afirma.

 ?? Ronny Santos/folhapress ?? A aposentada Elza Kimiko, 68 anos, pratica atividade física dentro da sala de sua casa, na zona oeste de São Paulo; projeto Envelhecer Saudável tem cerca de 40 alunos que fazem aula virtual
Ronny Santos/folhapress A aposentada Elza Kimiko, 68 anos, pratica atividade física dentro da sala de sua casa, na zona oeste de São Paulo; projeto Envelhecer Saudável tem cerca de 40 alunos que fazem aula virtual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil