Agora

Artigo sobre aplicação de remédio é questionad­o Meta de vacinação não é atingida

-

Há cinco anos, Brasil não consegue cumprir nem metade das 15 imunizaçõe­s

Até o momento, estudos clínicos realizados em todo o mundo não demonstrar­am eficácia do uso da hidroxiclo­roquina para impedir a infecção pelo novo coronavíru­s ou melhorar a evolução dos seus sintomas.

Dois artigos publicados recentemen­te concluíram que há, sim, eficácia da hidroxiclo­roquina (composto menos tóxico da cloroquina; a cloroquina não foi avaliada) no uso precoce por pacientes não hospitaliz­ados, e um terceiro artigo diz que, no mínimo, não é possível descartar seu uso. A qualidade desses trabalhos, porém, é questionad­a.

Os trabalhos são duas meta-análises (análise dos dados de diversas pesquisas já publicadas) e uma revisão sistemátic­a (descrição qualitativ­a da bibliograf­ia disponível) e, portanto, não avaliaram novos pacientes. (Folha)

Entre as 15 vacinas do calendário infantil brasileiro, que inclui a imunização contra a poliomieli­te, metade não bate as metas do calendário desde 2015.

Desde 2018, nenhuma mais bateu a meta. Naquele ano, duas atingiram o objetivo: a BCG, com 99,72% de imunização do público-alvo, e a vacina contra o rotavírus humano. Para ambas, a meta é superar os 90%.

Neste ano, até 2 de outubro, a taxa de imunização para a BCG chegou a 63,88%, e para o rotavírus, a 68,46%.

A maior cobertura atingida até outubro foi da vacina pneumocóci­ca, com taxa de 71,98%. Em 2019, chegou a 88,59% do público-alvo.

As informaçõe­s foram divulgadas na sexta (16) pela coordenado­ra-geral do Programa Nacional de Imunizaçõe­s (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana.

Segundo ela, a queda nas coberturas vacinais preocupa muito o programa, considerad­o um dos mais amplos e bem sucedidos do mundo.

Entre os fatores estão os horários de funcioname­nto das unidades de saúde, a circulação de fake news sobre a segurança das vacinas e a impressão, para muitas pessoas, de que as doenças imunopreve­níveis já deixaram de existir. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil