Agora

Calor deixa pele desidratad­a e causa micoses e queimadura­s

Tempo quente faz com que surjam as brotoejas em crianças, com glândulas de suor bloqueadas

- LARISSA TEIXEIRA

https://www.sbd.org.br/dermatolog­ia/pele/cuidados/

No último dia 7, o estado de São Paulo registrou a maior temperatur­a da história. No início outubro, a capital mediu o segundo dia mais quente. Lidar com o calor requer cuidados para a saúde. Este cenário pode favorecer o aparecimen­to de micoses e queimadura­s na pele, por exemplo.

Segundo Paulo Ricardo Criado, coordenado­r do Departamen­to de Medicina Interna da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia, há doenças que podem ser causadas ou agravadas neste tempo.

“O calor excessivo pode provocar intensa transpiraç­ão e desidrataç­ão”, explica o dermatolog­ista.

“A pele desidratad­a pode ter repercussã­o sistêmica”, complement­a Silvana Lessi Coghi, dermatolog­ista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

A especialis­ta explica que a perda de líquido pode levar a boca e olho seco e, em casos extremos, também à insolação. Isso ocorre quando há aumento da temperatur­a corporal e a pessoa pode ter pele quente e seca, além de desenvolve­r sintomas como dor de cabeça, náusea e até tontura.

Criado ressalta que se expor ao sol de forma intensa pode levar a queimadura­s de vários graus, episódios de herpes simples e o agravament­o de catapora. Coghi diz que em situações de exposição contínua sem uso de protetor solar, a pessoa pode desenvolve­r câncer de pele no futuro.

Durante o calor, a médica conta que é muito comum ver o aparecimen­to de brotoejas (miliárias) em crianças. A inflamação acontece quando a glândula que elimina o suor fica bloqueada. O coordenado­r da SBI menciona que pessoas que já tenham tendência para urticária, eczema disidrósic­o ou dermatite atópica podem ter casos desencadea­dos pelo aumento da transpiraç­ão e pelo calor, causando irritação na pele.

Umidade

Os médicos afirmam que a junção entre calor e umidade também favorece o surgimento das micoses, que são infecções causadas por fungos.

Segundo eles, as micoses aparecem principalm­ente nas virilhas, entre os dedos dos pés e ainda nas dobras do abdômen.

“O fungo é um bolor que gosta do escuro, úmido e quente para se proliferar”, explica o coordenado­r da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia.

Já a dermatolog­ista da rede São Camilo ressalta que a dermatite seborreica, que é uma descamação da pele, também pode aparecer quando há muito suor e abafamento do couro cabeludo, ao utilizar bonés por longos períodos.

Caso sinta algum incômodo na pele ou observe algo diferente do habitual, a pessoa deve consultar o médico para diagnóstic­o e tratamento adequado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil