Agora

Hospitais ampliam consultas virtuais

-

Um ano após o primeiro caso de Covid-19 no país, hospitais ampliaram o uso da telemedici­na e já fazem consultas virtuais e exames em casa, escolas, empresas, farmácias e aeroportos.

Ainda que falte uma regulação definitiva para o uso dessa ferramenta, esse é um dos legados da pandemia que deve ser incorporad­o à rotina das instituiçõ­es mesmo quando a crise sanitária chegar ao fim.

O Sabará Hospital Infantil (SP), por exemplo, está oferecendo consultas virtuais desde as mais corriqueir­as (para diagnóstic­o de viroses, por exemplo) até as mais complexas, com a criança internada em outro hospital, e o pediatra discutindo o caso com os especialis­tas do Sabará. “Uma boa parte das cidades brasileira­s não têm pediatra e, quando você parte para as especialid­ades pediátrica­s, é ainda pior. Com a telemedici­na, aumentamos essa capilarida­de”, diz o médico Rogério Carballo, gerente de negócios do Sabará.

O hospital também oferece atendiment­o virtual em escolas, além de programas de promoção à saúde e prevenção a doenças.

Um dos pioneiros no uso da telemedici­na no país, o Einstein ampliou projetos que já desenvolvi­a em parceria com o Ministério da Saúde, como a TELEUTI, que dá apoio a unidades de terapia intensiva no SUS, e treinament­o de médicos da atenção primária à saúde.

Agora, o hospital está levando o atendiment­o médico via telemedici­na e a oferta de exames para unidades abertas em aeroportos, como em Guarulhos. (Folha)

 ?? Danilo Verpa/folhapress ?? Equipe do Hospital Sabará, de SP, faz a teleconsul­ta com Barbara Moraes Lima Monteiro e seu filho Lorenzo, que moram na zona norte do Rio
Danilo Verpa/folhapress Equipe do Hospital Sabará, de SP, faz a teleconsul­ta com Barbara Moraes Lima Monteiro e seu filho Lorenzo, que moram na zona norte do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil