Agora

Cinco cidades do ABC decidem adotar lockdown Rio retoma campanha após 8 dias

-

Prefeitos de cinco das sete cidades do ABC decidiram não seguir a determinaç­ão do governo estadual e anunciaram lockdown noturno, que vai das 22h às 4h, e começará a ser implantado no próximo sábado (27).

A medida tem validade até o dia 7 de março. Ela permite apenas a abertura de farmácias e equipament­os de saúde, além de interrompe­r a circulação do transporte público. A proposta é que a partir das 21h todo o comércio feche as portas.

A restrição será tomada porque os municípios do

ABC afirmam estar perto de colapso na ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para casos de Covid-19.

A decisão aconteceu nesta quarta (24), durante a reunião do Consórcio ABC, associação que reúne os prefeitos de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

São Caetano do Sul e Ribeirão Pires informaram depois que vão seguir as regras do governo estadual, com restrições a aglomeraçõ­es das 23h as 5h.

O anúncio de que as cidades do ABC poderiam propor mudanças mais restritiva­s já havia sido antecipado pelo presidente do bloco, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), na última terça-feira (23). Questionad­o nesta quarta-feira sobre a diferença de horário, ele afirmou que a medida atende às adequações e realidades do bloco.

“É um ajuste. Fomos mais restritivo­s em certos aspectos. O horário das 4h foi pensando naqueles trabalhado­res da capital que moram no ABC e que precisam chegar às 5h”, afirmou.

A volta às aulas na rede municipal dependerá de cada município. Em São Bernardo do Campo, a rede municipal de ensino só retomará as aulas no dia 15 de março.

O consórcio ainda não explicou quais serão as medidas punitivas para quem for flagrado nas ruas durante o período de lockdown. (CF)

RIO DE JANEIRO A cidade do Rio de Janeiro vai retomar a vacinação de idosos contra a Covid-19 após oito dias de paralisaçã­o da campanha por falta de doses, como ocorreu em diversas capitais. A medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (DEM) nas redes sociais.

Nesta quinta (25), será a vez de quem tem 82 anos, na sexta (26), 81 anos, e no sábado (27), 80 anos, além das pessoas acima dessa idade que perderam seu dia de imunização. O informe da prefeitura diz que as próximas datas serão divulgadas depois que novas remessas do imunizante chegarem.

Até esta terça (23), 271 mil cariocas haviam recebido a primeira dose (o equivalent­e a 4% da população), sendo que 64 mil deles já tomaram a segunda dose. A etapa dos próximos três dias deve abarcar mais 100 mil idosos, em média.

A retomada da campanha será possível porque, nesta terça (23), a Fiocruz importou 2 milhões de doses prontas da vacina da Astrazenec­a/oxford e o Butantan envasou 1,2 milhão de doses da Coronavac. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil