Agora

Biden usa ato de Trump para barrar imigrantes nos EUA

-

Embora tenha agido nos primeiros dias de governo para se distanciar das políticas anti-imigração de seu antecessor na Casa Branca, o atual presidente dos EUA, Joe Biden, ainda se apoia em uma medida estabeleci­da por Donald Trump para impedir que milhares de migrantes cheguem ao território americano pela fronteira com o México.

Conhecida como “Título 42” e tratada como uma ordem de saúde pública, a decisão do governo Trump cita uma “séria preocupaçã­o com a introdução da Co- vid-19 nos EUA” como justificat­iva para a expulsão imediata de pessoas que tentarem entrar no país violando as restrições de viagens ou de forma ilegal. À época, março de 2020, os casos de coronavíru­s já começavam a se multiplica­r.

Como a medida fala em “expulsão” e não em “deportação”, os migrantes enquadrado­s por ela sequer têm direito de apresentar seu caso à Justiça americana, e a maioria é devolvida ao México em horas.

A justificat­iva do governo Biden para seguir aplicando a determinaç­ão de Trump é que a medida dá à atual administra­ção tempo para implantar mudanças profundas no sistema de imigração dos EUA.

O número de pessoas expulsas do país sob a ordem de saúde pública já passa de 445 mil, segundo o Serviço de Alfândega e Proteção

das Fronteiras (CBP, na sigla em inglês).

Só em janeiro, foram 62.383, o segundo maior número mensal desde março de 2020, quando a medida entrou em vigor. O recorde é de outubro, com 63.006 casos de expulsão.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta terça (23) que a nova gestão não teve tempo de fazer mudanças significat­ivas na área. (Folha)

Casa Branca diz que ainda não teve tempo de alterar ações do antecessor

 ?? Jesus Blasco de Avellaneda/reuters ?? A última estátua do ditador Francisco Franco (1892-1975) em território espanhol foi removida nesta terça-feira (23) em Melilla. O monumento foi erguido em 1978, três anos após a morte do ditador
Jesus Blasco de Avellaneda/reuters A última estátua do ditador Francisco Franco (1892-1975) em território espanhol foi removida nesta terça-feira (23) em Melilla. O monumento foi erguido em 1978, três anos após a morte do ditador
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil