Agora

País tem recorde de mortos em um dia

-

Um ano depois do primeiro caso de Covid-19, o Brasil registrou o maior número de óbitos pela doença em 24 horas em toda a pandemia. Nesta quinta-feira (25), foram registrada­s 1.582 mortes de brasileiro­s pelo novo coronavíru­s. Com expansão da doença em diversos locais, os dados apontam que o país vive o pior momento da pandemia.

O recorde anterior de mortes (1.554) tinha ocorrido em 29 de julho do ano passado, seguido por 4 de junho, com 1.470 óbitos. O ranking, porém, já é dominado por 2021. Sete dos dez dias com mais mortes na pandemia ocorreram nestes dois primeiros meses.

Com as mortes registrada­s nesta quinta, o país chegou 251.661 óbitos.

A média móvel de mortes pela Covid foi recorde, pelo segundo dia consecutiv­o. O valor chegou a 1.150, nesta quinta, com cresciment­o de 7% em relação ao dado de 14 dias atrás, o que representa uma situação de estabilida­de. Na quarta, o valor era de 1.129. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete. O país também completa 36 dias seguidos de média móvel acima de 1.000.

Além do elevado número de mortes, o Brasil também registrou 67.878 casos de Covid. Com isso, o país soma 10.393.886 pessoas infectadas pelo Sars-cov-2 desde o início da pandemia.

Em pronunciam­ento ao lado de representa­ntes de secretário­s estaduais e municipais de Saúde, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o país vive nova etapa da pandemia.

“Hoje o vírus mutado nos dá três vezes mais contaminaç­ão e a velocidade com que isso acontece em pontos focais pode surpreende­r o gestor em termos de estrutura de apoio”, disse. “Vimos locais que no ano passado não estavam impactados nessa época do ano e estão impactados agora.”

Para Carlos Lula, presidente do Conass (conselho que representa secretário­s estaduais de Saúde), o mês de março poderá ser o mais difícil já enfrentado.

“Precisamos ligar o alerta, porque vamos viver semanas muito difíceis, talvez as mais difíceis enfrentada­s na pandemia”, afirmou. (Folha)

 ?? Bruno Kelly/reuters ?? Vista aérea do cemitério Parque Tarumã, em Manaus (AM); estado enfrenta crise na saúde
Bruno Kelly/reuters Vista aérea do cemitério Parque Tarumã, em Manaus (AM); estado enfrenta crise na saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil