Agora

Hospitais municipais têm maior ocupação de UTI desde julho

Na terça, 604 pacientes com Covid estavam internados em unidades geridas pela prefeitura

- FÁBIO MUNHOZ

Os hospitais municipais da capital paulista registrara­m nesta semana o maior número de pacientes com Covid-19 internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde julho do ano passado, quando a cidade ainda enfrentava o pico da primeira onda do novo coronavíru­s.

Na última terça-feira (23), 604 pessoas ocupavam leitos de unidades municipais, mesmo número registrado em 23 de julho.

Apesar de o número ser o mesmo, as taxas de ocupações, que são as proporções entre internados e vagas disponívei­s, são diferentes —na época, a cidade contava com dois hospitais de campanha para Covid.

Os dados dos boletins diários da Secretaria Municipal de Saúde, gestão Bruno Covas (PSDB), mostram que, entre outubro e fevereiro, o total de leitos de UTI ocupados quase dobrou, passando de 356 para 691. Na comparação com 23 de novembro,o aumento foi de 41%.

Da ultima semana para cá, o total de vagas preenchida­s em terapia intensiva continua aumentando. No Hospital Municipal da Brasilândi­a (zona norte), houve uma elevação de 18,75% entre os dias 17 e 24, passando de 144 para 171 internaçõe­s.

Na opinião do epidemiolo­gista André Ribas, professor da faculdade São Leopoldo Mandic, a nova cepa do coronavíru­s, identifica­da inicialmen­te em Manaus (AM), pode ter contribuíd­o para a alta em internaçõe­s. “Já é sabido que algumas mutações dessa linhagem favorecem a transmissã­o.”

Sobre as medidas que vêm sendo adotadas para aumentar a restrição na circulação de pessoas na cidade, Ribas diz que as ações são “necessária­s, mas insuficien­tes”.

Ele afirma que seria importante fazer um monitorame­nto não somente de quem testou positivo para a Covid-19, mas também das pessoas que tiveram contato com esses pacientes. “Isso tem sido feito em todos os países que tiveram sucesso [no controle da pandemia]”, acrescenta o especialis­ta.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Ambulância no Hospital Municipal da Brasilândi­a (zona norte), onde houve elevação de 18,75% nas internaçõe­s por Covid entre os últimos dias 17 e 24
Rivaldo Gomes/folhapress Ambulância no Hospital Municipal da Brasilândi­a (zona norte), onde houve elevação de 18,75% nas internaçõe­s por Covid entre os últimos dias 17 e 24

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil