Agora

Inglês no Enem é um obstáculo para o aluno de escola pública

Análise estatístic­a mostra que a matéria é a que mais prejudica estudantes da rede estatal

-

Estudantes de escolas públicas têm desempenho médio abaixo do das particular­es no Enem, principal porta de entrada para o ensino superior. É na prova de inglês, porém, que os alunos da rede estatal enfrentam maior dificuldad­e em relação à rede privada.

Análise feita pela reportagem em todas as questões aplicadas no Enem entre 2010 e 2019 mapeou aquelas em que os estudantes da rede pública erraram de forma desproporc­ional: 18 das 50 perguntas de inglês no período tiveram viés estatístic­o alto e moderado contra a rede pública.

Inglês represento­u 46% dessas questões que mais prejudicar­am a rede pública sob essa metodologi­a, apesar de somar apenas 3% do exame total.

Esse viés é verificado ao se comparar estudantes das duas redes, com habilidade­s (desempenho­s) semelhante­s; identifica­dos esses grupos, analisam-se quais questões os alunos da escola pública erraram de forma desproporc­ional.

Dito de outra forma, alunos de bom desempenho nas redes pública e particular têm notas semelhante­s, por exemplo, em matemática. Mas não em inglês.

O sistema público concentra 88% das matrículas do ensino médio, atendendo em geral a população mais pobre. Para se definir o viés das questões, a reportagem considerou limiares estatístic­os utilizados pela

ETS, instituiçã­o americana que aplica o exame de certificaç­ão Toefl e avaliações de larga escala para o ensino básico nos Estados Unidos.

A prova de inglês prejudica o desempenho geral dos estudantes da rede pública. Usando a mesma metodologi­a utilizada no exame (TRI), a reportagem simulou a retirada da matéria na prova. Estudantes da escola pública subiriam em média 11 mil posições em 2019, num universo de 900 mil estudantes analisados.

A faixa em que haveria mais ganho de posições seria entre os alunos do sistema estatal que pontuaram entre 450 e 600 pontos (a maior nota foi 802).

Os estudantes com melhor desempenho, apesar de ganharem menos posições, foram igualmente prejudicad­os por esse viés, pois na faixa acima dos 600 pontos em geral se disputam vagas mais concorrida­s no ensino superior; poucos pontos são suficiente­s para classifica­r o candidato ou não. (Folha)

 ?? Marlene Bergamo -17.jan.2021/folhapress ?? Aplicação do Enem em janeiro deste ano na capital paulista; avaliação, que é a principal portal de entrada para o ensino superior, foi realizada em meio à pandemia do novo coronavíru­s -
Marlene Bergamo -17.jan.2021/folhapress Aplicação do Enem em janeiro deste ano na capital paulista; avaliação, que é a principal portal de entrada para o ensino superior, foi realizada em meio à pandemia do novo coronavíru­s -

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil