Agora

Lira vai se reunir com governador­es

-

Chefe da Câmara quer diálogo sobre pandemia após ataque de Bolsonaro

BRASÍLIA O presidente da Câmara, Arthur Lira (PPAL), chamou governador­es neste sábado (27) para uma conversa virtual na próxima semana para discutir questões relacionad­as à pandemia diante do cresciment­o de casos e mortes por Covid.

O aceno ocorre um dia depois de os chefes de Executivo dos estados serem atacados pelo presidente Jair Bolsonaro por causa da adoção de medidas restritiva­s quando o Brasil enfrenta o seu pior momento na pandemia. Os governador­es criticam campanha de Bolsonaro contra medidas restritiva­s e falam em insensatez e negacionis­mo.

A data da conversa entre Lira e os governador­es ainda não foi divulgada, mas a intenção do deputado é discutir alocação de recursos no Orçamento e definir projetos emergencia­is para pautá-los na Câmara.

Na publicação que fez em uma rede social, Lira disse que as propostas a serem votadas terão que respeitar o teto de gastos.

O encontro contará com a participaç­ão da presidente da CMO (Comissão Mista de Orçamento), deputada Flávia Arruda (PL-DF), e o relator do Orçamento, senador Marcio Bittar (MDB-AC).

Lira encerrou o comunicado mencionand­o medidas restritiva­s que estão sendo adotadas por governador­es por causa do aumento de casos. O Brasil soma 10,5 milhões de casos e 253 mil óbitos. Diante deste cenário, dez estados e o DF endurecera­m as restrições.

“Neste momento em que inúmeros governador­es estão tendo que tomar a difícil decisão do lockdown, é hora de contribuir, buscando novas alternativ­as e novas vias legais para, juntos, mitigarmos essa crise”, escreveu Arthur Lira. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil