Agora

Grávida espera resultado de perícia médica do INSS U

Procedimen­to foi feito há mais de dois meses, mas auxílio-doença ainda não saiu

- LAÍSA DALL’AGNOL

A operadora de telemarket­ing Barbara Maria da Silva, 24 anos, espera desde dezembro pelo auxíliodoe­nça do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Grávida de sete meses, ela enfrentou complicaçõ­es na gestação que a afastaram do trabalho, mas o resultado da perícia da Previdênci­a ainda não saiu.

“No dia da perícia, a médica me disse que o resultado sairia no mesmo dia. Como não saiu, esperei uma semana e liguei no 135 para saber o motivo”, diz. “O atendente me informou que havia ocorrido um erro do INSS e que não haviam lançado o resultado. Ele, então, abriu um requerimen­to, que até hoje está em análise.”

Barbara diz, ainda, que a situação da perícia no Meu INSS consta como “cumprida”, mas que o requerimen­to aberto pelo funcionári­o que a atendeu consta como “acerto pós-perícia”.

“Achei estranho, até perguntei se precisaria voltar ao INSS e ele me disse que não, que seria a distância, e que só seria necessário voltar caso fossem solicitado­s novamente os atestados.”

A jovem queixa-se de estar sem renda desde dezembro, uma vez que está afastada do trabalho e sem receber o benefício do INSS. Ela teme que a demora na concessão do auxílio possa atrapalhar no recebiment­o da licença-maternidad­e.

“Meu último pagamento da empresa foi de apenas R$ 330, referente aos primeiros dias de dezembro que trabalhei”, explica. “Estou com medo de não sair o resultado antes da minha filha nascer, porque ainda não consegui comprar nada do enxoval e estou vivendo de doações e ajuda da minha família para comer.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil