Agora

Final de copeiros

Grêmio e Palmeiras dão início à luta para ampliar suas marcas de títulos na Copa do Brasil

- LUCIANO TRINDADE

Desde a última década do século passado, Palmeiras e Grêmio cultivam uma das maiores rivalidade­s interestad­uais do futebol brasileiro, alimentada sobretudo pelo amplo histórico de confrontos em mata-matas entre as duas equipes.

Faltava, porém, uma decisão de campeonato para elevar o patamar do clássico, mas a lacuna começará a ser preenchida com o duelo deste fim de semana.

Paulistas e gaúchos fazem, neste domingo (28), em Porto Alegre, o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2020, a partir das 21h. O duelo de volta será no dia 7, no Allianz Parque, às 18h.

Será a 13ª vez em que os dois clubes se encontrarã­o em uma competição eliminatór­ia. Os gremistas têm vantagem, com sete classifica­ções, contra cinco dos palmeirens­es.

Uma das mais emblemátic­as e que melhor representa a força das duas equipes ocorreu em 1995, em meio ao auge da rivalidade, quando duas goleadas marcaram a luta nas quartas de final da Copa Libertador­es.

Campeões da Copa do Brasil e do Brasileiro de 1994, respectiva­mente, Grêmio e Palmeiras representa­ram o Brasil no continenta­l no ano seguinte. Além de duelarem na fase de grupos, também travaram disputa por vaga na semifinal.

Assim como agora, o primeiro jogo foi disputado em Porto Alegre. O clima entre as duas equipes era tão tenso que, como menos de 30 minutos, houve três expulsões. Rivaldo e Válber, pelo Palmeiras, e Dinho, pelo Grêmio —Valber e Dinho ainda trocaram socos ao saírem do gramado.

Com bola rolando, o time então comandado por Luiz Felipe Scolari goleou por 5 a 0 no Olímpico, numa noite inspirada de Jardel, autor de três gols. Arce e Arílson completara­m o placar.

Na volta, no antigo Palestra Itália, os palmeirens­es precisavam, ao menos, devolver o placar para levar a disputa para os pênaltis. Mas o Grêmio saiu na frente, novamente com Jardel. Cafu (duas vezes), Amaral, Paulo Isidoro e Mancuso comandaram uma virada histórica, mas o 5 a 1 não foi suficiente para o time paulista, comandado pelo técnico Carlos Alberto Silva.

O troco alviverde veio no ano seguinte, dessa vez pela Copa do Brasil. Com o famoso ataque dos cem gols, liderado por Rivaldo, Djalminha e Muller, o Palmeiras superou o Grêmio na semifinal, novamente com uma disputa acirrada.

Na ida, o trio marcou na vitória por 3 a 1. Paulo Nunes descontou. No jogo de volta, no Sul, Cláudio abriu o placar, mas Jardel e Zé Alcino viraram para os gaúchos. Faltava um gol para a disputa ser levada para os pênaltis e, aos 49, Jardel balançou as redes. A euforia gremista, no entanto, durou somente até o bandeirinh­a apontar impediment­o, para festa dos paulistas.

Nos anos 2000, mais três confrontos reacendera­m a rivalidade, dois deles pela Copa do Brasil e outro pela Libertador­es. O Palmeiras venceu o primeiro, pela semifinal do mata-mata nacional, em 2012.

Em dois embates de quartas de final, o Grêmio ganhou em 2016 pelo certame brasileiro e, no mais recente encontro, em 2019,

Paulo Victor Victor Ferraz Paulo Miranda Kannemann Diogo Barbosa M. Henrique Maicon

Jean Pyerre Alisson

Pepê

Diego Souza

Técnico: Renato Gaúcho

Weverton Marcos Rocha Luan

Gustavo Gómez Matías Viña Felipe Melo Danilo

Gabriel Menino Raphael Veiga Rony

Luiz Adriano

Técnico:

Abel Ferreira venceu pela competição continenta­l.

Cinco titulares do Palmeiras neste domingo, Weverton, Luan, Gustavo Gómez, Marcos Rocha e Luiz Adriano iniciaram o duelo há dois anos, quando a equipe acabou derrotada por 2 a 1, de virada, no Pacaembu, após ter vencido a apresentaç­ão de ida por 1 a 0.

No Tricolor, além do técnico Renato Gaúcho, outros seis jogadores que devem começar o duelo no Sul, Paulo Victor, Kannemann, Matheus Henrique, Maicon, Alisson, Jean Pyerre, iniciaram a partida em São Paulo.

Atual campeão da Libertador­es, o Palmeiras espera ampliar sua vantagem no retrospect­o geral contra o adversário. Os paulistas têm 38 vitórias, contra 20 dos gremistas e 33 empates.

Além desses números, a equipe palmeirens­e tem a chance de faturar o tetra na Copa do Brasil, o que faria do clube o paulista que mais vezes ganhou o torneio. O Grêmio busca o sexto caneco, o que igualaria o recorde do Cruzeiro.

 ?? Cesar Greco/palmeiras/divulgação ?? Campeão com o Athletico-pr na Copa do Brasil de 2019, o atacante Rony tenta repetir a dose nesta edição de 2020, agora pelo Palmeiras
Cesar Greco/palmeiras/divulgação Campeão com o Athletico-pr na Copa do Brasil de 2019, o atacante Rony tenta repetir a dose nesta edição de 2020, agora pelo Palmeiras
 ?? Diego Vara/reuters ?? Confirmada a negociação com o Porto, de Portugal, o atacante Pepê, destaque da equipe do Grêmio, joga protegido por seguro até o final de junho
Diego Vara/reuters Confirmada a negociação com o Porto, de Portugal, o atacante Pepê, destaque da equipe do Grêmio, joga protegido por seguro até o final de junho
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil