Agora

Ex-campeões travam batalha pelo acesso

- LUÍS MARCELO CASTRO Maiores campeões: Atual campeão:

Lusa, Juventus, XV e São Bernardo FC são alguns dos favoritos nesta Série A-2

Se, curiosamen­te, os dois clubes rebaixados da Série A-1 do Campeonato Paulista em 2019 já conseguira­m voltar à elite no ano passado, confirmand­o as boas campanhas que tiveram na fase de grupos, desta vez a briga promete ser ainda mais intensa.

Afinal, metade das 16 equipes na disputa já levantou a taça da competição, esbanja tradição e conhece o caminho das pedras: Portuguesa, São Bernardo FC, XV de Piracicaba, Monte Azul, Juventus, Oeste, Taubaté e Portuguesa Santista entram como fortes candidatos a subir.

Embora nunca tenha sido campeão da divisão, o Água Santa, rebaixado da Série A-1 em 2020, como o Oeste, tem feito boas campanhas e também vai lutar pelo terceiro acesso em seis anos.

Depois de passar cinco anos como coadjuvant­e no segundo andar do Estadual, a Portuguesa, enfim, chega com chances reais de acesso ao Paulistão. Embala

PAULISTÃO 2021 | SÉRIE A-2

da pela conquista da Copa Paulista no seu centenário, com uma campanha impecável, o Rubro-verde encerrou um ciclo de rebaixamen­tos e decepções que vinha desde 2013.

A equipe do Canindé manteve a base campeã e deu ao técnico Fernando Marchiori nomes experiente­s como os zagueiros Gilberto Alemão e Fernando Lombardi, o meia Fabrício

—ex-inter e Palmeiras— e os atacantes Léo Jaime e Anderson Lessa.

O também paulistano Juventus abriu mão dos medalhões que frequentar­am o gramado da Rua Javari nos últimos anos, mas conta com o técnico Sérgio Soares, campeão da A-2 com Santo André e Grêmio Barueri.

Eliminados nas semifinais tanto da segunda divisão estadual quanto da Copa Paulista no ano passado, XV de Piracicaba e São Bernardo FC querem mostrar que se cansaram de bater na trave.

Depois de cair no jogo que valia o acesso nos últimos três anos, o Nhô Quim reformulou o elenco do técnico Moisés Egert e contratou 11 nomes, entre eles os experiente­s goleiro Tom, meio-campista Baraka e o atacante Mazinho (ex-palmeiras e Oeste).

Já o Bernô, do técnico Ricardo Catalá, manteve a base da Copa Paulista e contará com o artilheiro da última edição, Léo Castro, exmoleque Travesso.

Atingir o objetivo, porém, não será fácil. Velo Clube e EC São Bernardo, que ascenderam da Série A-3, Rio Claro, Red Bull Brasil, Audax, Atibaia e Sertãozinh­o farão de tudo para frustrar os planos e também buscar uma vaga na elite.

No final de maio, apenas duas dessas equipes vão poder, enfim, festejar.

 ?? Dorival Rosa/portuguesa ?? O zagueiro Diego Jussani é um dos pilares da Lusa na briga pelo acesso na Série A-2 paulista
Dorival Rosa/portuguesa O zagueiro Diego Jussani é um dos pilares da Lusa na briga pelo acesso na Série A-2 paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil