Agora

Enfermeiro destaca importânci­a de se adaptar e ser resiliente

-

Mais jovem enfermeiro do Hospital Sírio-libanês, Wesley Almeida Santos, 23, encarou a pandemia já a partir da metade de seus dois anos de residência. ”Eu me recordo que, quando começou, a gente ainda não tinha a dimensão do que o vírus traria. Tem um conceito, mas o mundo não vivia uma pandemia havia muito tempo“, afirma.

O coronavíru­s não deu tempo para uma adaptação tranquila e exigiu muita dedicação do jovem profission­al, que também trabalha na regulação do Samu (Serviço de Atendiment­o Móvel de Urgência). ”Isso faz com que a gente tenha que se adequar a cada nova descoberta científica. Exige estudo, dedicação. Tem a sobrecarga, porque os hospitais ficaram superlotad­os. Uma sobrecarga profission­al e emocional“, diz.

Santos conta que a pandemia deu destaque ao trabalho multidisci­plinar, desde o profission­al até a nutrição. Emergencis­ta, ele diz que carregará o momento atual para o restante da carreira. ”Reforça o quanto a gente é capaz de se adaptar. A resiliênci­a, o falar ‘vamos lá’. É um desafio que vem para estimular novas habilidade­s.“

O enfermeiro também diz que é importante o poder público dar suporte aos profission­ais da saúde para que possam fazer o melhor pelos pacientes.

Mesmo quem já carrega consigo a experiênci­a de 13 anos de enfermagem também se surpreende com o momento atual. Estudante da Faculdade de Medicina da São Judas de Cubatão, que desenvolve ajuda contra Covid em posto de saúde, Luciane Ferreira, 42, é enfermeira. ”O momento que estamos vivendo é horrível, mas também é histórico. Tenho mil ocupações e ainda trabalho como enfermeira, numa casa de repouso para idosos. O tempo é restrito, mas fiz questão de participar do voluntaria­do“, diz.” (WC)

 ?? Danilo Verpa/folhapress ?? Wesley Almeida Santos, 23, enfermeiro mais jovem da equipe do Hospital Sírioliban­ês, em São Paulo; não havia dimensão do que seria a pandemia
Danilo Verpa/folhapress Wesley Almeida Santos, 23, enfermeiro mais jovem da equipe do Hospital Sírioliban­ês, em São Paulo; não havia dimensão do que seria a pandemia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil