Agora

SP chega a 100 mil mortos por Covid, e vírus cresce no interior

Marca foi registrada no sábado (8); a doença foi mais letal fora da Grande SP nos últimos meses

- FLÁVIA FARIA DIANA YUKARI

O estado de São Paulo ultrapasso­u no sábado (8) a marca de 100 mil mortos pela Covid-19, uma epidemia que começou concentrad­a na Grande São Paulo e depois se espalhou para as demais regiões. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, o total de mortes pela doença é 100.649.

Em oito dos mais de 13 meses de mortes, a doença se mostrou mais letal no interior e no litoral do estado, que aplicou políticas regionaliz­adas, promoveu a abertura mesmo contra recomendaç­ões do centro de contingênc­ia para a pandemia do próprio governo e enfrentou dissidênci­a de prefeitos —, ainda que alguns tenham tomado medidas ainda mais rígidas que as propostas pela gestão João Doria (PSDB).

Em abril de 2020, 16% dos óbitos pela doença acontecera­m em cidades fora da região metropolit­ana da capital. Um ano depois, esse percentual subiu para 53%.

Segundo dados do governo de São Paulo, 56% dos mortos pela doença no estado são homens e 71% têm 60 anos ou mais, perfil semelhante ao observado no país. Entre os internados, a taxa de cura é de 68%.

O estado concentra 24% das mortes ocorridas no Brasil por causa da Covid. Se fosse um país, em números absolutos São Paulo seria hoje o nono no ranking mundial de óbitos pelo coronavíru­s. O interior e o litoral paulista, por sua vez, seriam o 18º.

Já a Grande São Paulo, com 39 municípios e 47% da população do estado, reúne ainda mais vítimas devido sobretudo ao impacto dos meses imediatame­nte após a chegada do vírus. São cerca de 51% do total de óbitos registrado­s até o momento.

Em países asiáticos, como China e Vietnã, o aumento de casos em alguma localidade levava a uma forte restrição de movimentaç­ão de pessoas para outras localidade­s, o que evitou que a Covid-19 se espalhasse rapidament­e.

Mas políticas rígidas nesse formato não foram tomadas no Brasil, e o vírus encontra mais condições de circular.

O aumento dos casos no interior e litoral paulista pressiona um sistema de saúde com menos recursos físicos e humanos e que, quando lotado, deságua nos hospitais da capital.

Embora o estado tenha a menor desigualda­de entre capital e interior no país, o número de médicos é considerav­elmente menor fora da Grande São Paulo. (Folha)

 ?? Edson Lopes Jr. 18.mar.21/uol ?? Enterro de vítima do novo coronavíru­s no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste da capital; estado de supera 100 mil óbitos pela doença
Edson Lopes Jr. 18.mar.21/uol Enterro de vítima do novo coronavíru­s no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste da capital; estado de supera 100 mil óbitos pela doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil