Agora

Umidade é grande inimiga no combate ao fungo

-

utilize um borrifador para aplicar uma solução de água e água sanitária diretament­e no mofo. Em segundos, a coloração do bolor vai se modificar e você pode passar um pano ou lixar a superfície para eliminar completame­nte o resíduo

deixe-as de molho em uma mistura de água sanitária e açúcar. No caso de roupas brancas, troque o açúcar por sal. Lembre-se de sempre fazer um teste antes, aplicando a solução em uma pequena parte da roupa para garantir que o tecido não irá desbotar

O mofo é constituíd­o de pequenas estruturas que são chamadas de esporos, responsáve­is pela reprodução dos fungos.

“São como sementinha­s do bolor e, por isso, se você somente passar um pano, vai estar jogando no ar todas essas sementinha­s, que podem se espalhar em outros objetos”, explica o biomédico Roberto Martins Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria.

Por isso, de acordo com ele, para combater o problema, é necessário eliminar o mofo. O biomédico recomenda borrifar água sanitária para matar o fungo e, logo após, passar um pano ou lixar a superfície do móvel ou parede. No caso de roupas, deixar de molho com água sanitária também pode ajudar a remover o mofo.

No dia a dia, é imprescind­ível aumentar a circulação de ar nos cômodos e armários da casa, deixando as portas e as janelas abertas. Figueiredo recomenda o uso de antimofos dentro dos armários, que podem ser aparelhos eletrônico­s ou caixinhas vendidas em supermerca­dos que contêm sílica gel (composto químico).

Umidificad­ores

A umidade deve ser sempre evitada. Aparelhos umidificad­ores de ambiente não são indicados neste caso e roupas, sapatos e cobertores devem ser armazenado­s sempre completame­nte secos. “Tudo que você fizer pra evitar a umidade, você estará atuando contra o mofo e o bolor”, reforça o biomédico. (GB)

Z

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil