Agora

Mães se desdobram para voltar ao mercado de trabalho no país

Maternidad­e dificulta vida profission­al da mulher e pandemia acentua diferença com os homens

- CRISTIANE GERCINA

Quando decidiu que queria ter filhos, a publicitár­ia Luciana Habermann Silva, 40 anos, mãe de Alice, 5, e Júlia, 2, deu uma pausa em suas atividades no mercado de trabalho antes mesmo de engravidar. A intenção era dar total atenção ao bebê que viria, após oito anos tentando a gravidez. A pausa, no entanto, durou mais do que ela imaginava.

Luciana só conseguiu voltar ao mercado de trabalho formal seis anos depois, já com duas filhas, em janeiro deste ano. A permanênci­a no emprego, porém, foi curta, de apenas cinco meses.

A publicitár­ia conta que abriu uma consultori­a quando a primogênit­a, diagnostic­ada no espectro autista, era bebê, mas veio a segunda gravidez e ela encerrou as atividades. “Quando descobri que a Alice era autista eu entendi que não ia ter como trabalhar.”

Luciana passou a dedicar todo seu tempo às filhas, mas em março de 2020, com a pandemia, a situação piorou. Ela se viu trancada com as filhas em casa, sem escola, terapia ou médicos.

O jeito foi adaptar a rotina, algo de que não se arrepende. Alice, que mal falava e ainda usava fralda, superou as dificuldad­es. A mãe, no entanto, sentiu que tinha se deixado de lado e quis voltar a trabalhar.

“Quando temos filhos, a gente se entrega, principalm­ente eu, que tinha um sonho tão grande.” Ela conseguiu atualizar o currículo e arranjar emprego, mas foi demitida. “Eu fiquei muito tempo fora do mercado e me demitiram alegando falta de habilidade técnica.”

Essa dificuldad­e relatada por Luciana é um dos motivos que atrapalham o retorno das mães ao mercado de trabalho, conforme explica a pesquisado­ra Laísa Rachter, da FGV (Fundação Getulio Vargas). “Quanto mais tempo demora para que elas voltem a trabalhar, mais as mulheres deixam de acumular capital humano específico.”

Laísa afirma que a pandemia de coronavíru­s acentuou um cenário já complicado. “A pandemia amplifica todos os problemas que já existiam”, diz. Entre 2019 e 2020, a queda na participaç­ão das mulheres no mercado de trabalho foi de 7,5%. O percentual é maior que a redução da participaç­ão de homens, que ficou em 6,1%.

No entanto, quando as mulheres têm filhos menores de dez anos, a participaç­ão delas tem queda de 7,8%; já no caso dos homens, a redução foi de 4,2% no mesmo período.

Empreended­orismo

Empreender já estava nos planos de Giovanna Novelli, 31, formada em turismo, para poder ficar mais tempo com os filhos, quando os tivesse. O motivo é que seu trabalho era muito longe de sua casa, o que, para ela, seria complicado quando se tornasse mãe.

Giovanna conta que já tinha tudo esquematiz­ado em sua cabeça. No entanto, na gravidez de Maria Luísa, hoje com 1 ano e 9 meses, foi preciso mudar os planos. “Sofri de hiperêmese gravídica, que é uma doença que faz vomitar muito, e não pude fazer mais nada”, conta.

A filha nasceu, tudo corria bem e quando Maria Luísa tinha seis meses, Giovanna acreditou que seria o momento certo para colocar seus planos em prática. Mas veio a pandemia de Covid e ela perdeu toda a rede de apoio. “Meu marido trabalha em serviços essenciais, então a gente não podia ver ninguém. Não tive ajuda de minha sogra ou de minha mãe. Fiquei sozinha em casa com a Malu.”

Em abril de 2020, ela mudou mais uma vez a rota e abriu a Mania de Maria, uma loja virtual de roupas infantis. “Eu pensei: não vou me limitar. Vou abrir o meu negócio, mesmo trabalhand­o sozinha e criando minha filha em casa, em tempos de pandemia. Eu sinto que transforme­i uma pedra numa escada”, afirma ela.

Cheque especial Empréstimo pessoal 7,73 3,89 8,00 7,89

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? A publicitár­ia Luciana Habermann Silva, 40, com as filhas Júlia, 2, no colo, e Alice, 5; ela precisou parar a carreira, voltou ao mercado, mas foi demitida
Rivaldo Gomes/folhapress A publicitár­ia Luciana Habermann Silva, 40, com as filhas Júlia, 2, no colo, e Alice, 5; ela precisou parar a carreira, voltou ao mercado, mas foi demitida
 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? Formada em turismo, Giovanna Novelli, 31, mãe de Maria Luísa, 1, já pensava em abrir o próprio negócio para ter mais tempo na maternidad­e; hoje, tem loja
Rubens Cavallari/folhapress Formada em turismo, Giovanna Novelli, 31, mãe de Maria Luísa, 1, já pensava em abrir o próprio negócio para ter mais tempo na maternidad­e; hoje, tem loja

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil