Agora

A vingança dos cartões de débito

Envie sua dúvida, sua idade e a cidade onde mora. Perguntas serão publicadas sem identifica­ção completa do remetente. A coluna pode publicar apenas trechos.

- Batepapo.internet@grupofolha.com.br

Serviço de transferên­cia de dinheiro pelo Whatsapp não funciona com cartões de crédito

OWhatsapp lançou nesta semana o seu serviço de transferên­cia bancária pelo aplicativo. Qual é a vantagem, agora que existe Pix? A principal é a praticidad­e: é possível enviar dinheiro para alguém sem ter que sair da conversa no app. E também não tem nenhuma tarifa, assim como no Pix.

Para usar o serviço, é preciso ter um cartão de débito Visa (do Banco do Brasil, do Bradesco, do Mercado Pago, da Next, do Woop ou da Sicredi) ou Mastercard (do Itaú, Nubank, Banco Inter ou Sicredi). E também é preciso ter a atualizaçã­o mais recente do Whatsapp. Tanto a pessoa que envia o dinheiro quanto quem recebe precisam ter os cartões desses bancos, com essas bandeiras e ter o Whastapp atualizado.

Para fazer uma transferên­cia, abra uma conversa com a pessoa para quem você quer enviar dinheiro. Clique no clipe de papel (em celulares com Android) ou no + (em iphones) e selecione “Pagamento”.

Digite o valor e, se quiser, uma mensagem. Clique na seta de enviar. Para adicionar a forma de pagamento por meio do Facebook Pay, clique em “Começar” e depois “Continuar”.

Leia o termo de serviço, se concordar clique no botão para aceitar e depois em “Continuar”.

Em seguida, crie um PIN de seis dígitos, que será usado para confirmar as transações. Se quiser, pode habilitar o touch ID (leitura da impressão digital).

Nas próximas telas, insira seus dados pessoais e também os do cartão de débito.

No final, clique em “Verificar agora” e digite o código recebido por SMS. Pronto, aí é só enviar o dinheiro.

A outra pessoa vai receber o valor na conta do cartão de débito que ela tiver cadastrado.

É possível enviar até R$ 1.000 por transação e receber até 20 transferên­cias por dia (com o limite de R$ 5.000 por mês).

O serviço só funciona com números de telefone do Brasil e para operações dentro do país. E cartões de crédito não servem —é a vingança dos cartões de débito, que não costumam ser aceitos em apps. :)

 ??  ??
 ??  ?? Alessandra Kormann é jornalista e tradutora. Trabalhou sete anos na Folha de S.paulo. É colunista do Agora desde 2005.
Alessandra Kormann é jornalista e tradutora. Trabalhou sete anos na Folha de S.paulo. É colunista do Agora desde 2005.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil