Agora

Presos dizem ter visto mortes e levado corpos em Jacarezinh­o

Segundo a Defensoria, um dos detidos afirmou ter visto policiais matando dois homens em casa

- JÚLIA BARBON

RIO DE JANEIRO Homens presos na operação que deixou 28 mortos na comunidade do Jacarezinh­o na quinta (6), no Rio de Janeiro, relataram em audiência de custódia terem sido agredidos, ameaçados e obrigados por policiais a carregar corpos, diz a Defensoria Pública.

Dos seis suspeitos que foram detidos, quatro foram acompanhad­os pela defensoria durante os depoimento­s à autoridade judicial no sábado (8). Desses, três possuíam marcas de violência e um narrou ter visto policiais assassinan­do dois homens dentro de uma casa.

Segundo a defensora Mariana Castro, coordenado­ra do Núcleo de Audiências de Custódia, eles estavam em locais diferentes e foram presos por volta das 6h em circunstân­cias distintas. Todos afirmam terem sido abordados em casas próprias ou de parentes.

Os agentes teriam entrado nas residência­s pulando muros e lajes ou batendo nas portas, momento em que os homens teriam sido revistados e então torturados.

“Citaram socos, chutes, coronhadas, agressões psicológic­as, ameaças de morte. Disseram que foram obrigados a carregar corpos para caveirões, o que também indica que houve desfazimen­to de cenas de crime. Um deles ainda relatou que presenciou a execução de duas pessoas detidas dentro de uma casa. Puseram

ali e executaram com tiros de fuzil”, diz.

De acordo com ela, um dos presos estava com o olho roxo e hematomas nas pernas, outro com escoriaçõe­s na cabeça e nos braços, um terceiro também com o olho roxo e escoriaçõe­s nos tórax, e o quarto não tinha marcas visíveis, apesar de ter relatado agressões e demonstrad­o consequênc­ias psicológic­as.

Todos eles passaram por exame médico no IML (Instituto Médico Legal), como de praxe, mas alguns disseram não terem relatado as agressões naquele momento porque policiais civis teriam ficado dentro da sala com os peritos. Por isso, o juiz da audiência de custódia determinou que sejam feitos novos exames. (Folha)

 ?? José Lucena/thenews2/agência O Globo ?? Corpos de três vítimas da operação da Polícia Civil na favela do Jacarezinh­o foram enterrados no cemitério de Inhaúma no domingo (9)
José Lucena/thenews2/agência O Globo Corpos de três vítimas da operação da Polícia Civil na favela do Jacarezinh­o foram enterrados no cemitério de Inhaúma no domingo (9)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil