Agora

Entrega da Coronavac pode atrasar

- ANA BOTTALLO

Um novo lote de 2 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvi­da pelo laboratóri­o chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, foi entregue nesta segunda-feira (10) ao Ministério da Saúde.

O cronograma inicial previa a entrega de 30 milhões de doses ainda em maio. Contudo, o atraso no envio dos lotes de IFA (ingredient­e farmacêuti­co ativo) coloca em xeque essa expectativ­a. As autoridade­s chinesas dividiram um lote de 6.000 litros de IFA, suficiente­s para a produção de 10 milhões de doses, em três remessas.

O Butantan aguarda até quarta (12) uma posição do governo chinês para a liberação do embarque de um lote de IFA, cuja chegada, se autorizada, será no dia 18.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, confirmou a possibilid­ade de, após a entrega desta semana, não haver mais matéria-prima para produzir novas doses.

“Preocupa para o cronograma de vacinação, não neste momento, mas a partir de junho, que poderá sofrer algum impacto”, disse ele, que afirmou que o Butantan e o governo de São Paulo têm trabalhado com a Sinovac e com a Embaixada da China no Brasil, mas que a situação não apresentou mudança até o momento.

A falta de matéria-prima gerou desabastec­imento em diversas cidades. Mais da metade das capitais ficou sem estoque para a 2ª dose no domingo (2).

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez novos ataques à China. Bolsonaro falou em guerra química e levantou dúvidas sobre possíveis interesses políticos e econômicos da China com o vírus.

O governador João Doria (PSDB), que acompanhou a entrega, criticou novamente as declaraçõe­s do presidente e disse que tanto o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, quanto os próprios governador­es estão conversand­o diariament­e com a Embaixada Chinesa para tentar minimizar os danos e fazer a costura diplomátic­a.

Com a entrega das vacinas nesta segunda, o total de unidades da Coronavac repassadas ao Ministério da Saúde desde janeiro chega a 45,112 milhões de doses. As doses serão encaminhad­as ao PNI (Programa Nacional de Imunizaçõe­s), para serem distribuíd­as proporcion­almente aos estados.

A entrega faz parte de um lote de 5,1 milhões de doses a ser entregue nesta semana. Na última quinta (6), houve uma entrega de 1 milhão de doses e mais duas são esperadas: 1 milhão na quarta (12) e o restante até sexta (14). (Folha)

 ?? Bruno Santos/folhapress ?? Raquel dos Santos Rosa foi vacinada nesta segunda contra o novo coronavíru­s no Instituto Jô Clemente (zona sul da capital), no início da imunização de pessoas com síndrome de Down contra a Covid-19
Bruno Santos/folhapress Raquel dos Santos Rosa foi vacinada nesta segunda contra o novo coronavíru­s no Instituto Jô Clemente (zona sul da capital), no início da imunização de pessoas com síndrome de Down contra a Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil