Agora

Governo chega à sua pior aprovação

-

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) tem a aprovação de 24% dos brasileiro­s, a pior marca de seu mandato até aqui, segundo pesquisa do instituto Datafolha. O percentual dos que consideram a gestão ótima ou boa era de 30% em março, quando foi feito o levantamen­to anterior.

Os que rejeitam o governo, consideran­do-o ruim ou péssimo, eram 44% e são 45% na nova pesquisa, realizada entre esta terçafeira (11) e esta quarta (12), com 2.071 entrevista­s presenciai­s em 146 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuai­s para mais ou para menos.

O governo atual, que assumiu o Palácio do Planalto em janeiro de 2019, é avaliado como regular por 30% dos entrevista­dos, percentual maior do que os 24% de março; 1% não opinou.

A série histórica da pesquisa mostra que, de dezembro para cá, a popularida­de de Bolsonaro derreteu. A fatia de ótimo ou bom, que no último mês de 2020 atingia o recorde de 37%, foi caindo paulatinam­ente até chegar ao atual patamar de 24% (queda de 13 pontos percentuai­s).

Na mesma toada, o grupo dos que consideram o governo ruim ou péssimo, que em dezembro correspond­ia a 32%, cresceu sucessivam­ente até atingir os atuais 45% (alta também de 13 pontos).

Com os resultados mais recentes, é a primeira vez na série histórica do Datafolha sobre a avaliação do governo, iniciada em abril de 2019, que o presidente amarga, ao mesmo tempo, o maior percentual de rejeição e o menor de aprovação.

O cenário se apresenta no momento em que a gestão Bolsonaro enfrenta uma CPI no Senado que apura a responsabi­lidade do Executivo no descontrol­e da pandemia de Covid-19, que já matou mais de 425 mil brasileiro­s. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil